Laboratório da Faculdade Senac RJ: casos reais são tratados na graduação e muitos estudantes são contratados antes de formados - Divulgação
Laboratório da Faculdade Senac RJ: casos reais são tratados na graduação e muitos estudantes são contratados antes de formadosDivulgação
Por O Dia
Pergunte a um jovem universitário sobre o que ele mais sente falta na sua graduação e a resposta, na maioria das vezes, será o ensinamento prático. Tido por muitos como o principal empecilho para a entrada no mercado de trabalho, a prática é um dos diferenciais da Faculdade Senac RJ, como os próprios alunos da instituição afirmam.

Vitor de Miranda Santos, 23 anos, graduado em Logística, conta que sua escolha aconteceu justamente pelo método de ensino. Segundo ele, a vivência na área já durante a faculdade ajuda a dar experiência para quem está começando no setor.

"O principal diferencial para a minha escolha pela Faculdade Senac foi a metodologia. Ao meu ver, esse tipo de ensino é fundamental para o desenvolvimento do aluno e profissional. Através dessa metodologia, é possível juntar a teoria com a prática. Essa versatilidade resulta em um aprendizado muito grande para o aluno", conta.

Ainda de acordo com Vitor, o método de aprendizagem ajuda o estudante a lidar com situações reais do cotidiano profissional, como poder de decisão, medo e ansiedade. Dessa forma, é possível estar mais preparado para ingressar no mercado de trabalho e se destacar em relação aos outros candidatos em processos seletivos.

Diretor da Faculdade Senac RJ, Victor Lamas explica que a metodologia com ênfase na prática ajuda na formação do aluno e também na construção do portfólio dos estudantes. Pela grade curricular, os universitários acumulam trabalhos a cada semestre.
Um exemplo recente ocorreu com um grupo de alunos do curso de Design, que desenvolveu toda a comunicação visual de uma empresa do ramo alimentício para uma disciplina. O trabalho ficou tão bom que os estudantes acabaram sendo contratados pela companhia.

"Temos um laboratório de práticas profissionais e nossos alunos usam cases reais para solucionar problemas de empresas previamente escolhidas pela instituição. Todos trabalham de maneira integrada e, no final do semestre, os alunos apresentam as soluções encontradas para as empresas. Além de acumularem portfólio para ser utilizado no futuro, não são raros os casos em que a própria empresa acaba contratando os alunos", reconhece Lamas.

Diferentemente do que acontece nas faculdades comuns, no Senac não há uma obrigatoriedade de provas para avaliação de conhecimento dos alunos. Os professores avaliam os desenvolvimentos práticos durante todo o semestre para tornar apto ou não o aluno no próximo período.

Lamas explica também que uma recente reformulação da faculdade rendeu frutos à instituição. Recentemente, a Faculdade Senac alcançou nota máxima (5) no MEC para o curso de Logística e também na graduação em Redes de Computadores.

"Assinamos um protocolo de compromisso com o Ministério da Educação para melhorar nossa avaliação e isso resultou em um grande projeto de transformação da faculdade. Não só de infraestrutura, como também no corpo docente, metodologia e todos os outros fatores de avaliação. Fizemos uma reforma da unidade, tornando todas as áreas acessíveis a pessoas com qualquer tipo de deficiência. Além disso, realizamos processos seletivos para atualização do corpo de docentes e agora temos professores com ótima formação e experiências profissionais", disse.

A alta taxa de empregabilidade dos alunos da instituição também impressiona. "Nosso índice de empregabilidade é de 75% ou mais, principalmente na área de tecnologia. Nessas graduações, 100% dos alunos que se formam no Senac estão empregados no final da graduação", concluiu Lamas.

Criada em 2002, a Faculdade Senac RJ oferece cursos de Graduação Tecnológica com duração de dois anos a dois anos e meio. Dentre os cursos disponíveis, Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Hotelaria. Além disso, há também cursos de pós-graduação e MBA.