Programação inclui diversos espetáculos e, claro, muitas apresentações divertidas com palhaços - Divulgação
Programação inclui diversos espetáculos e, claro, muitas apresentações divertidas com palhaçosDivulgação
Por
Tombado pela Prefeitura de Niterói em 1990, o Campo São Bento, um dos lugares mais queridos por moradores e visitantes, vai se transformar em um grande picadeiro neste fim de semana (10 e 11 de agosto). Quem passar pelo parque em Icaraí poderá conferir gratuitamente cerca de 16 performances da terceira edição do Picadeiro Móvel, incluindo espetáculos, intervenções artísticas, atividades formativas e encontros entre profissionais de todas as formações circenses. Boa programão para o Dia dos Pais.

Não vai faltar diversão para baixinhos e altinhos. Acrobacia, malabarismo, equilibrismo, palhaçaria e ilusionismo estão entre as atrações. No picadeiro, 90 artistas de todos os cantos do Brasil e até do exterior: Brasília, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e Argentina.
Maior evento circense do estado, o Picadeiro Móvel visa a preservação da memória, pesquisa e difusão da arte do circo, um dos principais objetivos do Sesc RJ. Com a co-curadoria de Richard Riguetti, uma das maiores referências de militância na linguagem circense no Brasil, a programação reúne trabalhos de tradição e de investigações contemporâneas.
Publicidade
O projeto Picadeiro Móvel é uma iniciativa do Sesc RJ que busca ainda evidenciar trabalhos de destaque no panorama do circo. Desta forma, o programa busca ações que promovam o desenvolvimento do circo para os artistas locais e que garantam uma opção cultural para as cidades e regiões onde passa.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA

10/8 - Sábado

Sesc Niterói: Rua Padre Anchieta, 56 - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-050. Tel.: (21) 2719-9119

14h30: Apresentação do curta Vesti la Giubba, inspirado na ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo.

15h: Mostra Espaço Circo, que reúne os alunos dos cursos de Iniciação ao Circo e Laboratório de Circo da unidade Sesc Niterói, com o objetivo de promover o intercâmbio de artistas, estimular a criação e a criatividade, revelar novos talentos e proporcionar ao público acesso à diversidade de linguagens do circo contemporâneo.

Campo São Bento: Rua Lopes trovão com Avenida Roberto Silveira, s/n - Icaraí, Niterói – RJ

9h: Oficinas circenses, com vivências práticas das técnicas de perna de pau e malabares, a fim de desenvolver o potencial criativo corporal dos participantes, promovendo uma aproximação do público com a arte circense.
Publicidade
10h30: Apresentação dos espetáculos Homem Banda, seguida de Tempo de Brincar (11h), Gramellôs, O show (12h), O melhor show do mundo...na minha opinião (13h), Mix Dux (14h), Inka Clown Show (15h) e A fabulosa charanga dos excêntricos (16h).

11h: Performance “Monóculos Fotográficos - Memória familiar em fotografias”, atividade na qual serão feitos monóculos na hora com retratos do público. Elas serão fotografadas e poderão ver o processamento do filme e montagem dos monóculos, podendo retirá-los ao final da atividade.

11/8 - domingo

Campo São Bento

10h30: Apresentação dos espetáculos Devaneio, seguido de De volta ao picadeiro (11h), Gran Pequeno Circo Chirulico (12h), Trio Flamini (13h), O Trapezista (14h), Misto Quente (15h) e Sanfônica no Circo (16h).