Por O Dia
A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) realizou um cerco nas principais fronteiras do estado na madrugada desta quinta-feira, dia 15, visando o combate à sonegação de ICMS de combustíveis, principalmente o etanol. Os donos de postos que comercializam combustível sem nota fiscal ou com nota adulterada promovem concorrência desleal com os postos que compram com a documentação regular. Ao todo, foram apreendidos 30 mil litros de etanol.
Participaram da Operação Fecha Fronteira 12 Auditores Fiscais, 24 policiais militares e agentes da Barreira Fiscal da Secretaria de Estado de Governo.

Essa medida do Estado do Rio de Janeiro é fundamental para combater os desvios de recursos aos cofres públicos. As ações são integradas com informações de outros órgãos parceiros no combate aos crimes tributários, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal e o Ministério Público Estadual. A Secretaria de Fazenda está comprometida em intensificar tais ações, além de outras medidas junto aos postos de gasolina suspeitos de estarem envolvidos nas fraudes fiscais.

A Operação Fecha Fronteira é a 32ª de combate à sonegação fiscal e fortalecimento da arrecadação realizada este ano pela Sefaz-RJ.