Projeto atende crianças de 6 a 12 anos, de famílias com renda de até três salários e dependentes de trabalhadores do comércio - Divulgação
Projeto atende crianças de 6 a 12 anos, de famílias com renda de até três salários e dependentes de trabalhadores do comércioDivulgação
Por O Dia

O projeto Sesc RJ + Infância, voltado para crianças de 6 a 12 anos, tem como diretriz "educar brincando". As atividades são divertidas e, ao mesmo tempo, estimulam a autonomia, a tomada de decisões, a criatividade, o gosto pela leitura e o convívio social. Diversas atividades, entre elas montagem de brinquedos recicláveis e visitas à biblioteca, agradam em cheio aos pequenos.

O projeto, criado em 2017, acontece nas unidades do Sesc de Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Madureira, Niterói, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Tijuca. Desde então, cerca de 900 crianças já participaram do programa.

O Sesc RJ + Infância é gratuito e dirigido a crianças de famílias com renda de até três salários mínimos, prioritariamente dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. As inscrições normalmente são abertas no começo do ano. Além das atividades em salas de referência - elas são equipadas com computadores conectados à internet -, os participantes circulam por bibliotecas, teatros, quadras esportivas, galerias de exposição, salas de música e dança, além de ambientes ao ar livre. 

Tamanha variedade não agrada apenas as crianças. Os pais também sorriem a toa. É o caso de Aline Vieira, de 31 anos, mãe da Alice, de 9, que está participando do projeto pelo segundo ano consecutivo, na unidade do Sesc Nova Iguaçu. As atividades acontecem duas vezes por semana, de 8h às 11h30.

"Ela adora. Este ano escolheram o tema Bahia, então eles fazem diversas atividades relacionadas a isso, como desenhar e montar brinquedos", conta a mãe orgulhosa, que mora a 30 minutos de ônibus da unidade do Sesc. Na escola tradicional, Alice cursa o 3º ano do Ensino Fundamental, das 13h às 17h.

Criado em 2017, o Sesc RJ Infância oferece diversas atividades para os pequenos aprenderem brincando - Erbs Jr

A mudança de comportamento das crianças é nítida. Os irmãos Victor Hugo, de 9 anos, e Antonela, de 6, também inscritos na unidade da Baixada Fluminense (em turnos diferentes), ficaram "mais sociáveis", segundo palavras da própria mãe, Ana Carolina Maurício da Silva, de 32 anos.

"O Victor passava muito tempo no computador e agora prefere brincar com os brinquedos que eles mesmos fazem nas atividades com materiais recicláveis. Também adora fazer origamis e desenvolveu o gosto pela leitura, já que eles vão muito à biblioteca do Sesc. Por conta das atividades em grupo, a Antonela, que sempre foi tímida, está mais expansiva e conversa mais", conta.

Pais participam

De acordo com a gerente de Educação do Sesc RJ, Adriana Santos, o Sesc RJ + Infância tem como referência a Sociologia da Infância. O projeto considera o brincar um elemento primordial nas práticas voltadas para as culturas infantis.

"A ideia é estimular o protagonismo e a autonomia dos pequenos. Eles são agentes ativos do seu próprio aprendizado e autores do seu conhecimento. A proposta valoriza a diversidade, temos muitas crianças em situação de inclusão e as diferenças entre eles não são limitadores. Nós criamos espaços de pertencimento, inclusão e inserção", explica Adriana. "Tudo se dá a partir do interesse deles. A partir do brincar, fazemos a leitura desses interesses e organizamos os projetos de acordo com isso", completa.

Sesc RJ + Infância ganha destaque em congressos internacionais sobre infância - Erbs Jr

O consenso e as decisões sobre as atividades a serem realizadas diariamente favorecem e estimulam o convívio social e o respeito ao próximo. A gestora ratifica que o programa de educação complementar envolve também os pais, o que ela considera extremamente importante.

Pelo menos uma vez por mês os responsáveis se juntam aos pequenos no evento chamado "Entre Nós". "Eles acabam entendendo a importância de estarem presentes na vida das crianças. As atividades integram, aproximam, fazem aflorar a afetividade, fortalecem as relações e os laços", ressalta Adriana.

Ana Carolina, mãe do Victor e da  Antonela, também enaltece a abertura do projeto à família. "O Sesc também convida os pais a participarem de alguma ocasiões. Eles resgatam brincadeiras antigas, como pular corda e rodar bambolê, nós cantamos músicas, brincamos de roda e as crianças adoram porque, muitas vezes, por causa da correria do dia a dia, o convívio entre pais e filhos acaba ficando prejudicado", completa Ana.

O Sesc RJ + Infância ganhou destaque no 5º Colóquio Internacional sobre Desigualdades Escolares, em abril deste ano, em Lausanne, na Suíça, e no Congresso Mundial sobre Infância, Adolescência e Juventude, em novembro de 2018, em Monterrey, no México. Em razão da sua comprovada excelência junto ao público infanto-juvenil, o Sesc RJ foi convidado a sediar a próxima edição do Congresso Mundial sobre Infância, Adolescência e Juventude, de 28 a 30 de outubro, na unidade de Copacabana.

Escolas do Sesc RJ

Além do projeto de educação complementar para os mais crescidos, o Sesc RJ oferece, desde 2015, escolas para crianças de três a cinco anos. Por meio de práticas pedagógicas diferenciadas, os pequenos ouvem histórias, desenham, pintam, participam de atividades em grupos, visitam museus e centros de ciência, fazem atividades de jardinagem, horticultura e teatro, participam de jogos etc. A orientação pedagógica é incentivar a socialização, a criatividade e a autodeterminação.

Moradora de Nova Iguaçu, a mãe do Vinícius, de 3 anos, Lucrécia Silva, 41, conta que a proposta chamou sua atenção. "É uma metodologia diferente. Eles não precisam decorar nada, nem têm pressa de ler e escrever. As crianças desenvolvem noção espacial, coordenação motora e outras habilidades, mas dentro desse modelo mais lúdico, que estimula a criatividade, a independência e a sociabilidade", afirma.

Nas escolas do Sesc RJ, o estímulo à leitura é uma experiência coletiva. A prática é aliada a atividades de expressão: alunos e professores se reúnem em grupos e criam suas próprias histórias; crianças que ainda não sabem ler folheiam os livros e criam seus contos ou pedem ao professor que faça a leitura. "O Vinícius criou esse hábito e adora que eu conte histórias. Passamos a comprar mais livros a pedido dele", confirma Lucrécia.

Para saber mais sobre os projetos de educação do Sesc RJ, acesse o site www.sescrio.org.br.

 

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