Computadores utilizados nas fraudes bancárias - Divulgação
Computadores utilizados nas fraudes bancáriasDivulgação
Por O Dia
Rio - O Ministério Público do Estado (MPRJ) realiza, na manhã desta quinta-feira, a quinta fase da Operação Open Doors, que combate uma organização criminosa, liderada por hackers, sediada em Barra Mansa, no Sul Fluminense, que pratica diversos crimes patrimoniais, em especial a subtração de valores de contas bancárias de terceiros por meio de transações fraudulentas. Serão cumpridos 22 mandados de prisão, além de busca e apreensão, em seis cidades fluminenses. 
A ação, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Promotoria de Investigação Penal de Barra Mansa, ainda em outros quatro estados: Paraná, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Até o momento, 14 pessoas foram presas, sendo dez no estado do Rio, duas em Minas Gerais, uma em Goiás e uma no Paraná.
Publicidade
Chefe de quadrilha de hackers acusada de fraudes bancárias é preso em Curitiba

Na primeira denúncia, foram denunciadas 16 pessoas pelos crimes de organização criminosa, furto, lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio, tendo sido desarticulado nível intermediário do esquema. Já na segunda, em que foram denunciadas 237 pessoas, dentre eles 6 (seis) hackers, foi possível chegar a alguns dos principais articuladores da organização criminosa, que movimentou, entre 2016 e 2018, a expressiva quantia de R$ 150 milhões.

De acordo com MPRJ, as denúncias que possibilitaram essa quinta fase foram baseadas nas fases um e dois da operação.