Bienal deste ano superou a edição de 2017 em total de vendas - Estefan Radovicz
Bienal deste ano superou a edição de 2017 em total de vendasEstefan Radovicz
Por O Dia
Rio - Uma nova decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), assinada neste sábado pelo presidente da Corte, o desembargador Cláudio de Mello Tavares, autoriza a Prefeitura do Rio recolher obras com temática LGBT da Bienal, que não estejam com embalagem lacrada e com advertência para o conteúdo. 
A decisão suspende a liminar obtida pela organização da Bienal 2019, nesta sexta-feira, que impedia as autoridades de buscar e apreender obras em função de seu conteúdo. 
Publicidade
No decisão deste sábado, o desembargador "ressalta não se tratar de ato de censura, mas reputa ser inadequado que uma obra de super-heróis, atrativa ao público infanto-juvenil a que se destina, apresente e ilustre o tema da homossexualidade a adolescentes e crianças sem que os pais sejam devidamente alertados, com a finalidade de acessarem informações a respeito do teor das publicações disponíveis no livre comércio, antes de decidirem se aquele texto se adequa ou não a sua visão de como educar seus filhos".  
Na quinta-feira, o prefeito Marcelo Crivella determinou que a história em quadrinho "Vingadores - A Cruzada Das Crianças" fosse recolhida da Bienal, por mostrar duas pessoas do mesmo sexo se beijando.
Publicidade
O livro é a 66ª edição da coleção Graphic Novels Marvel e foi lançada em 2016. Algumas páginas do HQ, mostram dois personagens gays em momentos de carinho; em uma delas, eles estão se beijando. A edição mostra heróis do universo Marvel mais jovens.
Após as críticas do prefeito, as vendas do quadrinho dispararam e seus exemplares se esgotaram em menos de 40 minutos.
Publicidade
Em nota, a Bienal do Livro informou que vai recorrer da decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Rio no Supremo Tribunal Federal (STF), a fim de garantir o pleno funcionamento do evento e o direito dos expositores de comercializar obras literárias sobre as mais diversas temáticas. 
Comprados por Felipe Neto, livros com temática LGBT são distribuídos na Bienal
Publicidade
Os 14 mil livros com temática LGBT comprados por Felipe Neto foram distribuídos na Bienal do Livro pouco depois das 12h deste sábado. A distribuição aconteceu na Praça Central, onde já havia fila desde às 10h30. Felipe fez a negociação de compra dos livros diretamente com as editoras participantes do evento. Algumas das editoras já fizeram a reposição das obras em seus estandes.