Sesc RJ faz 73 anos em grande estilo

Comemoração terá programação especial para o público em diversas unidades no Estado do Rio

Por O Dia

Rio - Impactar a sociedade positivamente. Com esta missão, o Sesc RJ vem realizando suas atividades há 73 anos. E, para comemorar a data, leva ao público uma programação especial para todas as idades. “Comemoramos nesta sexta (13) a criação de um projeto pioneiro, a maior concepção de assistência social existente em nosso país e, talvez, no mundo, realizado de uma forma única, com o apoio dos empresários do comércio, numa visão singular de desenvolvimento”, celebra Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio, Sesc e Senac no Estado do Rio de Janeiro.

Sólido na memória afetiva da população fluminense, o Sesc RJ está presente diariamente na vida de milhares de pessoas, promovendo a transformação, a cidadania, o conhecimento e a inclusão, com ações de forte impacto social. No final de semana em que celebra mais um ano de existência, não podia ser diferente, o público poderá participar de atividades variadas: aulões temáticos de ginástica e dança, circuitos de treinamento multifuncional, festivais esportivos, recreação, brincadeiras, vivências, oficinas, ações de saúde, apresentações e exposições de trabalhos realizados nos cursos, entre outras atividades que variam de acordo com o local. Confira a programação em whttp://www.sescrio.org.br/pub/midias/bannerhomerevista/Revista-Online.pdf

“Entendemos que não é só o suporte econômico que dá tranquilidade ao cidadão. A parte social tem um papel primordial na vida das pessoas. E o Serviço Social do Comércio atua neste universo, levando assistência, lazer, esportes e cultura. Temos muito orgulho de tudo o que proporcionamos”, reforça Florencio, destacando algumas ações:

SAÚDE

Uma Unidade Móvel OdontoSesc já está em Duque de Caxias (Praça Benzo Cavour, s/n), onde prestará atendimentos odontológicos gratuitos para a população até 20 de dezembro, mediante retirada de senhas. Outra unidade está em Nova Friburgo (Estacionamento do Teatro Municipal Laércio Ventura - Rua Salusse, 616, Centro), onde ficará pelos próximos 4 meses. No período, serão realizados tratamentos de atenção básica, como restauração, extração simples, raspagem, limpeza e raio X, além de atividades de educação em saúde. Ao todo, serão disponibilizadas 500 vagas, sendo as 320 primeiras para agendamento imediato durante a semana, e 180 para a fila de espera, a serem agendadas tão logo ocorram as primeiras altas clínicas.

A documentação necessária para a utilização do serviço é identidade, CPF e comprovante de residência. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável com certidão de nascimento ou qualquer outro documento da criança.

A cidade de Nova Friburgo conta também com uma Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher - veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau). O equipamento, que teve sua inauguração oficial na cidade em cerimônia no dia 22 de agosto, permanecerá no local por 120 dias - Estacionamento do Teatro Municipal Laércio Ventura (Rua Salusse, 616 – Centro). A unidade funcionará como um braço do sistema municipal de saúde e receberá apenas pacientes encaminhadas via sistema de regulação – mulheres entre 50 e 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau. Depois do período, o equipamento partirá para outro município.

EXPOSIÇÃO

Até 26 de janeiro de 2020, o Sesc Copacabana recebe "A Biblioteca à Noite", exposição imersiva imaginada e realizada pelo diretor canadense Robert Lepage e a Companhia Ex Machina, e inspirada no livro de mesmo nome do escritor argentino Alberto Manguel. Com ambientes cenográficos e virtuais, o visitante poderá percorrer dez diferentes bibliotecas do mundo, reais ou imaginárias, em reproduções noturnas. A entrada é gratuita e a visitação acontecerá somente mediante agendamento prévio pelo site https://abibliotecaanoite.sescrio.org.br.

O Sesc de Campos exibe, até 29 de setembro, uma mostra fotográfica em que apresenta ao público pontos da cidade – e também de outras regiões do país - de um ângulo diferente, com imagens aéreas feitas com drone e câmera 360°. O trabalho, realizado pelo radialista e videomaker Julio Cossolosso, pode ser explorado pelo visitante com ferramentas de realidade virtual que incluem TV e óculos 3D. A entrada é franca.

ARTES CÊNICAS

Após ser visto por quase 50 mil espectadores e receber prêmios de melhor espetáculo, direção, ator protagonista (Caio Blat) e arquitetura, o espetáculo-instalação de Bia Lessa “Grande Sertão: Veredas”, que será encenado de quinta à domingo, às 19h, até 27 de outubro, é uma adaptação da obra-prima de João Guimarães Rosa. Em outubro, os teatros do Sesc receberão Andrea Beltrão encenando “Antígona”, que poderá ser vista também nas unidades de Madureira (4/10), Petrópolis (5/10), São João de Meriti (19/10), Niterói (25/10) e São Gonçalo (26/10).

Na unidade de Niterói, nesta sexta (13), às 19h, a Mostra Regional Sesc de Artes Cênicas terá o espetáculo “Meu passado Não se Apaga – Ubunto: Eu Sou pelo que Nós Somos”, que conta a história de um grupo de africanos de Benin sequestrados e traficados para o Brasil Imperial do século XIX. Danças, músicas, projeções, declamações de poemas aliados a partituras físicas e conteúdo audiovisual compõem o espetáculo. A mostra oferece também, no Sesc São João de Meriti, hoje, o espetáculo "Dandalua - Redes e Enredos", às 19h, e, no domingo (15), "Neca PopStar”, às 16h.

MÚSICA

No sábado (14), a série Concertos Sesc Partituras apresenta, na unidade de Madureira, o Cais Quarteto - grupo nascido em 2015 e composto por Renata Neves (violino), Karin Verthein (violino), Tina Werneck (viola) e Maria Clara Valle (violoncelo).

O Sesc Barra Mansa realiza neste fim de semana o Festival Música Livre, que reunirá em seu anfiteatro grandes nomes da nova cena musical do Estado do Rio e do Brasil. Os shows, que acontecem às 19h, têm ingressos com preços entre R$ 5 (Cartão Sesc) e R$ 20. No cardápio, a banda de rap Tetriz, dos MCs Matéria Prima, Goribeatzz e Ramiro Mart, e Thiago Elniño, rapper volta-redondense conhecido na cena do hip hop nacional.

No sábado, às 19h, é a vez da Amplexos subir ao palco, em Barra Mansa, em show que celebra seus 14 anos de trajetória. A banda, que tem influências do afrobeat, da música cubana e do reggae, apresentará obras dos seus três discos, embaladas por uma big band formada exclusivamente para a ocasião.

EXPANSÃO

Com mais de 503 mil habitantes, a sétima cidade mais populosa do Estado do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, ganhou em junho mais espaços dedicados à cultura, lazer, educação, esporte e saúde com a expansão da unidade do Sesc Campos. Localizado no Centro, o novo centro cultural e de convivência da instituição contará com uma área total construída de 3,7 mil m². O Casarão Sesc tem dois andares que abrigarão salas de cursos, Ateliê de Cerâmica, brinquedoteca, sala multimídia e ampla área externa com Jardim Sensorial.

ENTRADA SOLIDÁRIA

Quem não é estudante ou está longe dos 60 também pode ter 50% de desconto em todas as atrações culturais pagas da rede Sesc RJ no Estado do Rio. Toda pessoa que doar 1 kg de alimento não-perecível na compra de ingresso para qualquer atividade cultural da instituição ganhará desconto de 50% sobre o valor total. Quem já possui algum direito à meia entrada, com 1 kg de alimento pagará 25% do total do ingresso. Sendo comerciário, os descontos se acumulam e o valor final é de 12,5% do total. O público em geral também se beneficia, pagando metade do tíquete em questão. A iniciativa é válida para todos os espetáculos pagos das unidades do Estado.

SERVIÇO

Sesc Barra Mansa - Rua Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom

Sesc Campos - Av. Alberto Torres, 397 – Centro

Sesc Copacabana - Rua Domingos Ferreira, 160

Sesc Madureira - Rua Ewbanck da Câmara, 90

Sesc Niterói - Rua Padre Anchieta, 56 – Centro

Sesc Petrópolis - Av. Joaquim Rolla, 2 - Quitandinha
Sesc São Gonçalo - Av. Presidente Kennedy, 755 – Estrela do Norte

Sesc São João de Meriti - Av. Automóvel Clube, 66 – Centro

Comentários