Rua da Carioca teve fila de frequentadores querendo almoçar no Bar Luiz,  após anúncio de fechamento - Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Rua da Carioca teve fila de frequentadores querendo almoçar no Bar Luiz, após anúncio de fechamentoRicardo Cassiano/Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - O Bar Luiz, que no último dia 7 de setembro anunciou que precisaria fechar as portas por dificuldades financeiras, na manhã deste sábado, comemorou que depois de receber uma onda de apoio de outros bares, empresários e frequentadores, vai permanecer funcionando.
Publicidade
"Foram incontáveis mensagens de apoio, carinho e pessoas oferecendo ajuda. Os próprios clientes chamaram de movimento #ficabarluiz", diz o bar em nota divulgada em sua conta no Facebook.

Galeria de Fotos

Rua da Carioca tem queda no movimento e fechamento de estabelecimentos Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Rua da Carioca teve fila de frequentadores querendo almoçar no Bar Luiz, após anúncio de fechamento Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Rua da Carioca teve fila de frequentadores querendo almoçar no Bar Luiz, após anúncio de fechamento Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Rua da Carioca teve fila de frequentadores querendo almoçar no Bar Luiz, após anúncio de fechamento Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Garçom Paulo Sério, do Bar Luiz, na Rua da Carioca Luciano Belford/ Agência O Dia
Garçom Paulo Sério, do Bar Luiz, na Rua da Carioca Luciano Belford/Agência O Dia


No último dia 9, a empresária Roberta Sudbrack mobilizou nas redes sociais uma campanha a favor do Bar Luiz, convocando investidores, clientes, apaixonados pela gastronomia e história da cidade a agirem a favor do bar. A renomada chef começou a viabilizar um jantar para arrecadar fundos e despertar o interesse de investidores.

"Passamos de um movimento diário de 6 clientes para 600 ou mais!", diz outro trecho da nota.
Publicidade
A equipe do Bar Luiz, que já havia sido reduzida de 48 para 8 funcionários, ganhou reforço com o apoio voluntário do empresário Otto do restaurante alemão que leva o mesmo nome, com 14 funcionários de sua própria equipe durante a última semana. "Ele próprio, com seu sócio Astor, literalmente colocaram a mão na massa e assim pudemos atender a todos que aqui estiveram", diz a nota do Bar Luiz.

"Agradecemos a cada pessoa que nos apoiaram! Achávamos que estávamos sozinhos, que engano! Como é bom ter vocês com a gente!", diz outra parte do texto.

Neste sábado 14 de setembro de 2019, data marcada para o encerramento das atividades, o bar anuncia que, diante da expectativa de que esse movimento continue, vai manter a casa aberta. O restaurante funciona normalmente na próxima semana, das 11:30 às 16h. O Bar Luiz fica na Rua da Carioca, 39, no Centro do Rio.
A dona do local, Rosana Santos, 62 anos, é viúva do neto do fundador e única herdeira do bar. Segundo ela, uma série de fatores influenciou na queda brusca de movimento de clientes: a inversão de mão da rua, o que resultou na perda do estacionamento para os carros, a falta de iluminação e segurança e a crise econômica.
Publicidade
Gerente do restaurante há 25 anos, Emerson Coelho contou ter se sentido abraçado e reconhecido com o aumento do movimento. Pelo bar, que tem como marca a salada de batata e a salsicha alemã, já passaram o escritor Olavo Bilac, o historiador Sérgio Buarque de Holanda e a atriz Dercy Gonçalves.