Acidente com van perto de creche deixa crianças feridas na Zona Norte

Dez crianças ficaram feridas

Por Julia Noia*

Acidente envolvendo van escolar na Zona Norte
Acidente envolvendo van escolar na Zona Norte -
Rio - Um acidente entre uma van escolar, um carro e uma kombi, na tarde desta sexta-feira, deixou pelo menos 10 crianças feridas na Rua Adolfo Caminha, no Andaraí, Zona Norte do Rio. Uma das vítimas, Yago Martins, de 12 anos, está em estado grave. Ele teve uma fratura no crânio e foi levado pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul. Vídeos feitos pela reportagem do DIA mostram dois meninos sendo transferidos para outras unidades de saúde.
De acordo com familiares, Yago esperava o irmão quando foi atropelado. "Eu estava trabalhando quando soube, vim correndo para cá. O quadro dele é grave", contou Joana D'Arc, madrasta do menino. 
Uma das vítimas foi transferida para o Hospital Miguel Couto no helicóptero dos Bombeiros - Luciano Belford/Agência O Dia
Os feridos foram levados para o Hospital Federal do Andaraí. No entanto, seis vítimas foram transferidas para outras unidades de saúde por necessidade de tratamento especializado. Eles foram encaminhados para os hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho, Getúlio Vargas e Pedro II. 
Segundo informações preliminares, a van descia a Rua Adolfo Caminha, quando perdeu o freio e colidiu com uma  kombi que  subia a via. A van bateu ainda em um carro que estava estacionado e depois atingiu uma árvore em frente ao muro da Creche municipal Galdino Manoel da Silva. A kombi atingiu um bar.
Na 20ª  DP (Vila Isabel), o motorista do carro contou que ajudou a socorrer as crianças. Agentes da distrital fizeram uma perícia no local e o resultado ficará pronto em 20 dias. De acordo com a Polícia Civil, nem a van e nem a kombi estavam irregulares.

Apesar da situação regular da habilitação dos motoristas. O condutor da van não podia fazer o transporte escolar, segundo informações da Polícia Civil. O homem não tinha a documentação necessária.
A irmã do motorista da van diz que a filha dele de 5 anos estava no veículo e ficou ferida no acidente. Ela machucou a cabeça.

"Me assustei, qualquer um se assusta. Nove crianças no carro. Tentei jogar no meio fio, qualquer coisa no barranco piora. Quando embiquei na ladeira, tentei frear. Puxei freio de mão, mas não adiantou. Tentei evitar acidente, mas bati no meio-fio. Em seguida, bati no carro”, conta o motorista da van, Maurílio de Aguiar, 35 anos. 
Segundo a Polícia Civil, o motorista da van poderá responder por lesão corporal no trânsito.
Acidente com van escolar no Andaraí - Reprodução
De acordo com a Polícia Militar, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Andaraí foram acionados para verificar um acidente de trânsito envolvendo uma van de transporte escolar.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que "está acompanhando de perto o caso para verificar os desdobramentos".
Nova lei para o transporte escolar

Na sexta-feira passada, o governador Wilson Witzel sancionou lei que determina mudança da frota de ônibus e micro-ônibus destinados ao transporte escolar na rede pública estadual de ensino a cada 12 anos.

O texto, de autoria dos deputados Jorge Felippe Neto (PSD), Sérgio Louback (PSC), João Peixoto (DC) e André Ceciliano (PT) altera legislação anterior, que exigia alteração a cada dez anos. A medida não interfere na frota de vans e minivans escolares, que continuará sendo alterada, no máximo, a cada sete anos. A determinação valerá a partir de 2021.

O deputado Jair Bittencourt (PP), um dos autores da norma, acredita que o aumento do prazo é importante para que os empresários possam realizar a renovação da frota sem prejudicar os alunos. "O projeto é de extrema importância para os alunos e para os profissionais que trabalham no setor. Aumentar esse prazo é importante para que haja um transporte de qualidade e que os nossos alunos possam continuar sendo atendidos", afirmou.
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes 
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Acidente envolvendo van escolar na Zona Norte Reprodução
Uma das vítimas foi transferida para o Hospital Miguel Couto no helicóptero dos Bombeiros Luciano Belford/Agência O Dia
Uma das vítimas foi transferida para o Hospital Miguel Couto no helicóptero dos Bombeiros Luciano Belford/Agência O Dia
Acidente aconteceu próximo a creche Reprodução
Acidente envolveu kombi, carro e van escolar Reprodução
Acidente com van escolar no Andaraí sddskfj sdkl fjsdk jfksdjfklsdjfk jsdkf jdkdkd Reprodução
Acidente deixou 10 feridos Julia Noia / Agência O Dia

Comentários