A belíssima Leia Santos: atual Miss Cadeirante é atleta paralímpica - Divulgação
A belíssima Leia Santos: atual Miss Cadeirante é atleta paralímpicaDivulgação
Por O Dia
Rio - Em comemoração ao Dia Nacional da Luta de Pessoa com Deficiência, hoje, mulheres cadeirantes do Rio e outros municípios do estado participam de um desfile de beleza: o Miss Cadeirante. De acordo com a idealizadora do evento, Lu Rufino, são mulheres que não aceitam mais ser vitimizadas e lutam para ter seu direito de cidadã respeitado.

As 50 cadeirantes vão se apresentar na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, às 17h. “O objetivo é despertar no público um olhar reflexivo sobre os paradigmas e preconceitos enfrentados pela mulher cadeirante, que vislumbra tão somente ser olhada como uma mulher e não como uma cadeira”, explicou a idealizadora.

Na passarela, estarão professoras amputadas, advogadas, bancárias, sexólogas e donas de casa, todas com cadeira de rodas. Essa será a terceira edição do evento que, no ano passado, elegeu a atleta paralímpica Leia Santos, de 45 anos, como a vencedora do concurso. Ela se tornou cadeirante aos dois anos de idade devido a sequela de poliomielite:”O concurso é maravilhoso. A mulherada se junta. Dá uma levantada na auto-estima”.