'Zaca' (à esquerda), 'S3' e 'Pretinho' (à direita): mortos no confronto  - Arquivo Pessoal
'Zaca' (à esquerda), 'S3' e 'Pretinho' (à direita): mortos no confronto Arquivo Pessoal
Por RAI AQUINO
Rio - Três traficantes do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, foram assassinados na tarde deste domingo dentro da comunidade do bairro da Zona Norte do Rio. De acordo com testemunhas, os criminosos foram alvos de rivais do Morro do Barbante, na Vila Joaniza, que invadiram a região e atiraram contra eles na Rua Baviera, perto da localidade conhecida como Riacho, por volta das 16h30.
Os três mortos são da facção Terceiro Comando Puro (TCP) e eram conhecidos como Zaca, Pretinho e S3. Os rivais, do Comando Vermelho (CV), ainda levaram um fuzil da quadrilha. Eles exibiram o armamento nas redes sociais com os dizeres "troféu dos alemão (sic) bonde do pqd e bady boy".
Publicidade
"Quem veio conhecia o local e foi para matar os três que ficavam nesta boca de fumo e levar as suas armas. Vieram de carro e subiram a rua", contou uma moradora, que preferiu não se identificar.
A Polícia Militar informou que agentes do 17º BPM (Ilha do Governador) foram acionados para verificar a entrada dos traficantes baleados no Hospital Municipal Evandro Freire. Lá, eles ouviram de testemunhas que homens dentro de um veículo e uma moto entraram na rua atirando.
Publicidade
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) abriu um inquérito para apurar as mortes dos três.
"Equipes da unidade realizam diligências que possam ajudar a esclarecer o caso. As investigações estão em andamento", a Polícia Civil disse, em nota.
Fuzil exibido na Internet como 'troféu' após o ataque - Reprodução / Internet
Publicidade
BARBANTE X DENDÊ
A guerra entre os traficante dos morros do Barbante e Dendê começou em 2003, quando Marcelo Soares de Medeiros, o Marcelo PQD, que chefiava o tráfico de drogas do Dendê, foi expulso da região por Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu. PQD se aliou aos então rivais do Barbante e Guarabu controlou o Dendê até sua morte, no último dia 27 de junho.
Publicidade
PQD, que era da 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista (Vila Militar), foi preso em junho de 2007 e, desde então, cumpre pena de mais de 35 anos pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, resistência, porte de arma de fogo de uso restrito e receptação. Com a morte de Guarabu, seus aliados viram uma possibilidade de voltar ao Dendê.
Marcos Vinicius dos Santos, o Chapola, de 35 anos, é apontado com o atual responsável pelo tráfico no Dendê. Contra ele há três mandados de prisão preventiva em aberto, dentre eles, pelos crimes de homicídio e roubo majorado (quando há uso da violência).
Ataque aconteceu na Rua Baviera - Reprodução / Internet