Banco de Oportunidades do Senac RJ faz a ponte entre o empresário e a mão de obra capacitada
 - Divulgação
Banco de Oportunidades do Senac RJ faz a ponte entre o empresário e a mão de obra capacitada Divulgação
Por

Um dos desafios do mercado de trabalho está na qualificação. De um lado, profissionais que buscam oportunidades, mas carecem de capacitação. Do outro, empresas que buscam mão de obra, só que "já pronta". O Banco de Oportunidades do Senac RJ faz justamente essa ponte. Um programa de sucesso que resultou em mais de 100 estudantes formados pela instituição contratados pelo Habib's para trabalhar no Rock in Rio, que começa hoje.

O nome da ação não podia ser mais apropriado: Conectou. E ainda podia ter "eficiência" no sobrenome. Das 108 vagas que a rede de lanchonetes buscava preencher para o festival de música, 103 se inscreveram no programa do Senac.

"Usamos o lema 'melhores pessoas nas melhores empresas' com o objetivo de ampliar as condições de empregabilidade dos estudantes, fazendo orientação do profissional e encaminhando-os às empresas, para atender bem ao setor", destaca Fernanda Centurion, gerente do Banco de Oportunidades.

O serviço gratuito do Senac é visto como um grande aliado do empresário, já que otimiza a logística com contratações e treinamento. O Banco de Oportunidades funciona justamente a partir da demanda das empresas.

O programa do Senac faz a avaliação das vagas, traça um perfil do que a companhia busca e define um público-alvo para os candidatos. Os estudantes e formados se inscrevem online. Com isso, os interessados já chegam engajados para atuar dentro da proposta não só da vaga, como da filosofia da empresa.

Com os candidatos, o Senac faz um trabalho de preparação prévia. Profissionais da instituição apresentam a vaga e a companhia, auxiliam na atualização do currículo e na preparação para a entrevista.

Eventos presenciais

Muitas das empresas, inclusive, fazem ações presenciais em alguma unidade do Senac. São as ações Employer Branding e Seleção in Loco, em que representantes falam sobre como é trabalhar na companhia, plano de carreiras e oportunidades. Depois, podem até fazer entrevistas com os candidatos no próprio local.

Tal processo reduz tempo e custo para ambas as partes. Foi o que constatou o Habib's na ação visando o Rock in Rio.

"A empresa acelera a curva de produtividade dos colaboradores. Se um funcionário novo sem qualificação leva 30 dias para chegar em 100% de produtividade, o funcionário qualificado alcança este índice em 1/3 do tempo", diz Raquel Castro, gestora de Recursos Humanos do Habibs.

O próprio Habib's já havia participado da ações anteriormente. Copacabana Palace, Casa & Vídeo, Hyatt e Club Med são outras empresas que já contrataram mão de obra capacitada formada pelo Senac através do programa.

"O grande diferencial de contratar no Banco de Oportunidades é a qualificação dos colaboradores, produto da formação que eles recebem no Senac", afirma Raquel.

Além disso, o programa auxilia no direcionamento dos alunos para as vagas através de diferentes atividades. Rodadas de bate-papo, orientação em projetos de qualificação profissional, oficinas de currículos e de como se portar em entrevistas fazem parte das atividades.

Em tempos digitais, o programa ainda vai além. Há tutoriais disponíveis para os alunos da instituição aprenderem como fazer pitching, vídeos onde devem se apresentar para o entrevistador com dois minutos de duração. Também há orientações sobre como fazer uma entrevista on line.

"Fazemos um trabalho de atrair as pessoas certas para que cheguem dentro do que a empresa espera. E a satisfação das empresas tem sido altíssima", ressalta Fernanda.

Só no ano passado, o programa atendeu 853 empresas, que disponibilizaram mais de 3 mil vagas. A iniciativa impactou 105 mil estudantes e egressos do Senac RJ em mais de 100 ações em todo o estado. A taxa média de empregabilidade é de 66% entre os alunos da instituição.

O Senac RJ recebe cadastros de empresas pelo endereço eletrônico www.bancodeoportunidades.com.br.

Você pode gostar
Comentários