De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é Luan Nilton Martins, de 30 anos, que era namorado da vítima. Luan foi morto no último dia 25, em uma troca de tiros com policiais militares de São Paulo, em Aparecida de São Manuel. Na ocorrência, dois policiais foram baleados e um foi morto. Segundo a polícia, ele teria fugido após assassinar a pastora. Luan era ex-presidiário e vivia com a vítima.
O irmão da vítima foi quem encontrou o corpo, segundo a Polícia Civil. Ele contou, em depoimento, que estranhou a falta de comunicação da irmã no dia de seu aniversário e decidiu procurá-la. Durante uma pesquisa na internet reconheceu a foto do cunhado que se envolveu na ocorrência com a polícia paulista e decidiu ir até a casa de Ione. No imóvel ele encontrou a geladeira ligada, amarrada com arames e com a porta virada para a parede.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Barra do Piraí. O corpo de Ione não apresentava sinais de agressão. A polícia acredita que ela tenha sido colocada ainda com vida dentro da geladeira.