Por

Ex-secretário de Saúde do estado no governo de Sérgio Cabral, o médico Sérgio Côrtes teve o registro profissional cassado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj). Com essa medida, ele fica impedido de exercer a medicina no Brasil. Caso queira atuar em outros países, Côrtes terá que revalidar seu diploma para atender a exigências legais do novo território.

A decisão pela cassação já havia sido tomada pelo Cremerj em setembro do ano passado. Porém, para ser efetivada, ela ainda precisava ser referendada pelo Conselho Federal de Medicina, o que ocorreu apenas agora. O Cremerj cassou o registro por entender que ele infringiu artigos do Código de Ética Médica, entre eles, o Artigo 30: "Usar da profissão para corromper costumes, cometer ou favorecer crime".

A sindicância que culminou com a cassação do registro foi aberta em 2017, por causa das denúncias de envolvimento de Côrtes em esquemas de corrupção na Secretaria Estadual de Saúde e no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. O advogado de Sérgio Côrtes, Gustavo Teixeira, considerou a decisão ilegal. De acordo com o advogado, os fatos usados de suposta base para a decisão dizem respeito à conduta de Côrtes como gestor e não como médico.

Você pode gostar
Comentários