Ajuda estatal pode equacionar os prejuízos e manter o serviço da concessionária de trens - Gilvan de Souza
Ajuda estatal pode equacionar os prejuízos e manter o serviço da concessionária de trensGilvan de Souza
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - A decisão da SuperVia de descumprir uma determinação da Agetransp (agência reguladora dos transportes) sobre os horários noturnos foi denunciada ao Ministério Público (MPRJ) pela Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Desde ontem, o ramal Deodoro passou a ser encerrado às 21h, meia hora mais cedo, e os ramais Japeri e Santa Cruz passaram a ser paradores no mesmo horário, para atender passageiros do ramal Deodoro.

O presidente da Comissão de Transportes da Alerj, deputado Dionísio Lins (PP), entrou com ação na Promotoria de Tutela de Defesa do Consumidor. O parlamentar pede a suspensão ou cassação dos serviços da SuperVia. "Reduzir o horário nesses ramais é um grande constrangimento para milhares de pessoas que utilizam o transporte", criticou ele. A Promotoria informou que ainda não recebeu o documento.

A Agetransp decidiu, dia 24 de setembro, suspender a proposta de alteração nas grades. "A determinação se deu pela falta da apresentação de um estudo mínimo que identificasse os impactos das mudanças", ressaltou, em nota.

Segundo a agência, o descumprimento pode levar a uma advertência da concessionária como punição ou até a uma multa de 0,5% do faturamento do ano anterior.

"Para quem pega o trem a partir das 21h, serão 13 estações a mais, e um acréscimo de cerca de 40 minutos na viagem nos ramais Santa Cruz ou Japeri", diz Lívia Merlin, responsável por um abaixo-assinado contra a medida que já reuniu 2.300 assinaturas. O grupo fez um ato ontem à noite na Central.

A SuperVia informou que os intervalos dos ramais Santa Cruz e Japeri serão mantidos, "sem nenhuma perda, e a ocupação dos trens previstas para essas viagens será de, em média, 27% do espaço disponível. E destaca que cumpriu o protocolo previsto pela Agetransp, comunicando as mudanças com 30 dias de antecedência.

O que muda

- Ramal Deodoro

Nos dias úteis, o ramal Deodoro passou a ser encerrado às 21h. Segundo a SuperVia, a antecipação no fim da operação é de 30 minutos em relação ao que era programado. Após esse horário, os passageiros serão atendidos por trens paradores dos ramais Santa Cruz e Japeri.
Publicidade
 
- Japeri e Santa Cruz
Publicidade
 
Os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri farão o serviço parador com a antecipação de 30 minutos ao que já ocorria, encerrando mais cedo o serviço de trens expressos. Os intervalos dos ramais Santa Cruz e Japeri serão mantidos.
Publicidade
 
- Belford Roxo
Publicidade
 
Também nos dias úteis, os passageiros das estações Costa Barros, Barros Filho, Honório Gurgel, Rocha Miranda, Cavalcanti e Tomás Coelho têm o serviço expresso nos horários de pico.a
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários