No geral, a escolaridade exigida é a de Ensino Médio completo - Reginaldo Pimenta
No geral, a escolaridade exigida é a de Ensino Médio completoReginaldo Pimenta
Por Anderson Justino

Rio - Enquanto a proposta de premiar policiais que apreenderem fuzis está em análise pelo governo do estado, a cidade de Niterói ainda espera os frutos de iniciativa semelhante, implementada há um ano como parte do programa 'Pacto Niterói contra a Violência'. O programa ainda não conseguiu cumprir o principal requisito estabelecido para atingir a meta: a redução da letalidade violenta. Por conta disso, os agentes acabam não recebendo o benefício.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que nos oito primeiros meses deste ano, 94 mortes por ações da polícia foram registradas no município vizinho do Rio de Janeiro. Esse número é equivalente a quase 65% a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 56 mortes. Fontes da Polícia Civil revelam que, atualmente, cerca de 100 fuzis circulam entre as comunidades da cidade.

Para o secretário de Ordem Pública de Niterói, Paulo Henrique de Moraes, a ideia sempre foi combater a criminalidade sem que ocorra um aumento na violência. "Essa premiação é um estímulo ao bom policial e para que a abordagem aos criminosos seja cada vez mais eficiente", destaca.

No estado

A proposta em análise, do deputado Rosenverg Reis, (MDB) prevê apenas o pagamento por apreensão de fuzis em bom estado. Pela limitação do texto, diferentemente do caso de Niterói, a ideia de estimular agentes de segurança no combate à criminalidade divide opiniões.

O diretor regional da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, Vinícius Cavalcante, explica que o policial precisa entender o seu papel na sociedade: "Prender criminoso e apreender armas ou drogas é um papel do policial. Mas como incentivar com dinheiro se não temos recursos para tal?".

O sociólogo Ignácio Cano trata como "tragédia" a política de segurança adotada no Rio. "O sistema de incentivo é perfeitamente válido, mas é preciso entender como ocorre esse incentivo. Isso pode ser considerado como uma tragédia, mas é perfeitamente compatível com a política atual".

 

Você pode gostar
Comentários