Ágatha Félix, de 8 anos, foi morta em setembro de 2019, no Complexo do Alemão - Arquivo Pessoal
Ágatha Félix, de 8 anos, foi morta em setembro de 2019, no Complexo do AlemãoArquivo Pessoal
Por O Dia
Rio - O governador do estado, Wilson Witzel (PSC), se manifestou sobre a publicação da revista Veja de que policiais militares teriam invadido o Hospital Getúlio Vargas, na madrugada do dia 21 de setembro, para tentar levar a bala que matou a menina Ágatha Félix, de 8 anos, atingida por disparo no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.
De acordo com a publicação, após a morte de Ágatha, pelo menos dez PMs invadiram o hospital em que ela tinha sido internada na Penha, também na Zona Norte. No entanto, apesar da pressão exercida pelos policiais, a equipe de médicos e de enfermeiros de plantão se recusou a entregar a bala. O projétil foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), responsável pelas investigações. 
Publicidade
No Twitter, Witzel disse que "tudo será apurado com rigor". "Sobre a informação de que policiais militares teriam tentado pegar a bala que atingiu a menina Ágatha, minha posição é firme: tudo será apurado com rigor. Os fatos, se comprovados, são inadmissíveis. Os culpados serão punidos", declarou o governador. 
Publicidade
Procurada, a Polícia Civil informou "que não há nada nos autos sobre o fato citado". A Secretaria de Estado de Saúde disse que o projétil que atingiu a menina ficou preservado na unidade desde o momento da entrada da paciente até o recolhimento do projétil pelas autoridades que conduzem a investigação. 
Em nota, a Polícia Militar informou que a presença de policiais militares em unidades de saúde checando informações sobre a entrada de vítimas de disparos de arma de fogo faz parte das rotinas de atuação das equipes durante o serviço.
Publicidade
"Em relação ao episódio em questão, possíveis condutas inapropriadas por parte de membros da Corporação também são objeto de apuração do Inquérito Policial Militar instaurado pela PMERJ e das investigações da Delegacia de Homicídios da Capital sobre o caso", completou a corporação, na nota. 
PM que participou de reconstituição é suspeito de ter dado tiro que matou Ágatha
Publicidade
A Polícia Civil suspeita que um dos dois policiais militares que participaram da reconstituição da morte de Ágatha Félix, de 8 anos, realizada pela Delegacia de Homicídios, na noite de terça-feira, foi o autor do tiro que matou a menina, segundo afirmou a TV Globo na noite desta quarta-feira. Esse PM passou mal durante a reconstituição.

Ainda segundo a TV Globo, é grande a probabilidade de que não tenha havido confronto com criminosos, como alega a PM. Só dois tiros teriam sido disparados, ambos pela polícia, e um deles teria batido em um poste e estilhaços dele atingiram a menina. Os peritos afirmam que, se tivesse sido atingida diretamente pelo tiro, Ágatha teria ferimentos muito mais graves no corpo.
A necropsia encontrou apenas fragmentos de bala, e por isso não conseguiu confirmar com exatidão de que arma veio o disparo. Mas os fragmentos são compatíveis com fuzis, armas que os PMs usavam enquanto patrulhavam a comunidade.
Publicidade