População escolhe novos conselheiros

Votação vai eleger defensores de direitos de crianças e adolescentes para atuarem pelos próximos quatro anos

Por O Dia

Reunião da comissão eleitoral apresentou diretrizes da campanha a candidatos aos conselhos tutelares
Reunião da comissão eleitoral apresentou diretrizes da campanha a candidatos aos conselhos tutelares -

Rio - Está marcada para amanhã, entre as 9h e 17h, a eleição dos novos ocupantes dos Conselhos Tutelares em todo o país. A votação não é obrigatória, mas é aberta a todos os eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral.

Ao todo, são 468 candidatos que concorrem aos cargos nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Os escolhidos atuarão nos próximos quatro anos defendendo os direitos das crianças e dos adolescentes.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), as urnas eletrônicas serão utilizadas apenas em municípios com um número superior a 200 mil eleitores. Nos demais, a votação será manual. A fiscalização será feita pelo Ministério Público estadual (MP-RJ).

Comprovante eleitoral

O eleitor só poderá votar no candidato que seja do seu domicílio eleitoral. Para facilitar a confirmação da área do votante, o TRE-RJ pede que as pessoas levem o último comprovante de votação, ocorrida em 2018, com as eleições para presidente, governador e deputados.

Os locais de votação e os candidatos estão disponíveis no site do conselho (www.cmdcario.com.br).

Atribuições do conselheiro

Com atribuições previstas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o conselheiro atende crianças e adolescentes em situações de violação de direitos.

Também é papel dele atender e aconselhar os pais ou responsáveis dos menores. A partir do atendimento, o profissional poderá aplicar medidas de proteção.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Reunião da comissão eleitoral apresentou diretrizes da campanha a candidatos aos conselhos tutelares Divulgação
A votação para eleger os novos membros dos Conselhos Tutelares dos 92 municípios do Rio é opcional Divulgação / PMNI

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro