Por RENAN SCHUINDT

Aos 4 anos, a pequena Alanys Vitória já dava sinal daquilo que viria a se tornar o seu maior sonho: dançar. A inspiração veio por meio da animação britânica 'Angelina Bailarina', sucesso no Brasil. Hoje, aos 10 anos, a menina está entre as dezoito crianças e jovens do Estado do Rio finalistas da audição que dará direito ao ingresso na escola do Teatro Bolshoi. Para isso, a família, que reside em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, precisa arrecadar cerca de R$ 2,5 mil para os custeios da viagem até Santa Catarina, onde fica a única filial do teatro russo em todo o mundo.

"Eu assistia o desenho e ficava repetindo os movimentos. É a coisa que eu mais gosto de fazer. Esta é a forma que tenho de me expressar. Estou muito feliz com a possibilidade e vou dar o meu melhor para conquistar o objetivo", diz Alanys, que recebeu o nome em homenagem à cantora canadense, Alanis Morissette.

Os treinos acontecem de segunda a sábado, na academia Bola de Ouro, no bairro Miguel Couto, em Nova Iguaçu. Além dela, outras três bailarinas da companhia participaram da seleção, ocorrida no mês passado, no mesmo município. No entanto, apenas Alanys foi aprovada para a fase final. Praticante do balé há apenas um ano, ela contabiliza mais de 100 premiações. "Ela tem grande potencial. É uma bailarina que sabe usar muito bem o aprendizado do jazz e outras vertentes", diz o professor Ariel Corrêa.

Para chegar ao montante, os pais da menina criaram uma vaquinha, onde já arrecadaram cerca de R$ 600. Como complemento, amigos e familiares também passam rifas de cestas básicas e eletrodomésticos. O plano é fazer a viagem de carro, o que tornaria mais barato o custo. No lugar de diárias em hotel, os pais pretendem alugar uma casa em Joinville, onde serão feitas as audições, entre os dias 18 e 20 deste mês.

"Estamos esperançosos, pois acreditamos no talento dela", diz Aline Barcelos, mãe da bailarina. Já o pai, Fábio Mendonça, se diz orgulhoso da filha. "Quando olho para trás e vejo até onde ela chegou, passa um filme. Com muita humildade, é um orgulho para nós", afirma. 

A filial brasileira do Bolshoi foi fundada em 2000 e todos os anos a escola promove audições em busca de novos talentos. Caso seja aprovada nesta última etapa, Alanys deverá se mudar para Joinville, onde vai estudar por 8 anos até sua formação profissional. 

 

Você pode gostar
Comentários