Papai Noel com especialidade em shopping center

A dois meses do Natal, bons velhinhos já se preparam para a maratona de fim de ano em um curso que já está na 26ª edição

Por RENAN SCHUINDT

Papais Noéis posam no curso, no Centro do Rio: 50 alunos, entre veteranos e novatos, se preparam com aulas de música e até expressão corporal
Papais Noéis posam no curso, no Centro do Rio: 50 alunos, entre veteranos e novatos, se preparam com aulas de música e até expressão corporal -

Rio - Ainda faltam dois meses para o Natal, mas os preparativos na Escola de Papai Noel do Brasil, no Centro do Rio, já começaram. Ontem, cerca de 50 Bons Velhinhos, entre veteranos e novatos, participaram da abertura da 26ª edição do curso que todos os anos prepara os futuros Papais Noéis para a tradicional maratona que ocorre nessa época, nos shoppings. Aulas de música, noções de canto e técnicas de expressão corporal estão entre as atividades inseridas na programação.

"É sempre uma alegria muito grande receber os alunos. Aqui, eles vão aprender a se comportar, não apenas diante das crianças, mas das famílias. Nosso trabalho é muito prazeroso e importante para uma grande parcela da população. Por isso, deve ser levado a sério", diz o criador da escola, Limachen Cherem.

Um novo aprendizado

Silas Gonzaga é Papai Noel há 13 anos. Segundo ele, a profissão foi fator determinante para a mudança em seu comportamento: "O aprendizado não foi apenas em relação à minha ocupação, mas no dia a dia também. Hoje, sou um homem mais disciplinado, educado com as pessoas. Posso dizer que tenho atitude".

Técnico em Estruturas Navais, Pedro Rodrigo Martin, de 64 anos, é Bom Velhinho há cinco anos. A oportunidade veio após uma dica da nora, que viu uma reportagem sobre a escola. Desde então, Martin tem vaga garantida todos os anos no principal shopping de Manaus, no Amazonas. "Estava há sete anos longe da minha profissão. Foi quando resolvi deixar a barba crescer e encarar o curso. Estou realizado com meu trabalho. É muito bom levar alegria aos pequenos", disse.

Primeira viagem

Foi trabalhando como taxista que Ednaldo Braz, de 57 anos, ficou sabendo do curso. O chamado aconteceu em dezembro do ano passado, de uma forma inusitada. Foi o próprio Papai Noel que lhe fez o convite. Matriculado, ele demostra estar feliz com a possibilidade. "Eu não poderia imaginar que era o Papai Noel da Árvore da Lagoa que estava no meu carro. Ele explicou o trabalho e aquilo me chamou a atenção. O mais difícil foi convencer a esposa sobre a barba grande", conta o novo Bom Velhinho do pedaço.

Preparação na prática

Nas aulas, os alunos realizam exercícios teatrais, musicais e trabalho de corpo, orientados pelo professor Limachem Cherem, que também é ator. Além disso, os futuros Papais Noéis têm aulas de música, noções de figurino e produção cultural.

A programação também inclui aulas de improvisação, dicção, interpretação, postura, trabalho de grupo e maquiagem. O objetivo é preparar o Bom Velhinho para que ele consiga contornar perguntas embaraçosas das crianças, possa participar do Coral de Natal e saiba como segurar os bebês no colo.
Os alunos também são atualizados sobre as novidades no universo dos brinquedos e até mesmo tecnologia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail papainoel@tapume.com.br. Informações: (21) 3177-0190.

Programação dos shoppings
 
- Partage São Gonçalo

A decoração terá o tema 'Natal na Fazenda'. A inauguração acontece no dia 9 de novembro, às 16h, juntamente com a chegada do Papai Noel. O endereço é Av. Presidente Kennedy 425, Centro, São Gonçalo. Informações (21) 3611-7989.

- Jardim Guadalupe

O tema será 'Cidade do Noel'. A inauguração ocorre no dia 16 de novembro, às 17h. No mesmo dia, o Bom Velhinho desembarca no local. O endereço é Av. Brasil 22.155, Guadalupe. Informações: (21) 3512-9100.

- Shopping Grande Rio

O tema será o 'Natal de Presente' e contará com cenografia especial. A inauguração será em novembro, mas ainda não há data definida, assim como da chegada do Papai Noel. O endereço é Rua Maria Soares Sendas 111, Parque Barreto, São João de Meriti. Informações: (21) 2430-5111.

- Norte Shopping

A série 'Detetives do Prédio Azul' (DPA) será o tema da decoração do shopping, que fica no Cachambi. A inauguração ocorre no dia 13 de novembro. Informações pelo telefone (21) 3315-4300.

- Plaza Niterói

'Toy Story' é o tema escolhido. A inauguração acontece no dia 11

Comentários