Ruas históricas e os charmosos casarões coloniais vão virar palco de nova festa na cidade - cacau fernandes/ARQUIVO O DIA
Ruas históricas e os charmosos casarões coloniais vão virar palco de nova festa na cidadecacau fernandes/ARQUIVO O DIA
Por O Dia
Rio - As ruas da histórica e charmosa Paraty, no litoral sul do estado, ganharão um sabor especial entre os dias 24 e 27 de outubro. É quando acontece o primeiro Festival Gastronômico de Paraty, com uma receita que mistura cultura, audiovisual, música e, claro, pratos de encher os olhos. O evento ocupa o calendário da antiga Folia Gastronômica.

Além de degustações, aulas-shows e apresentações musicais, o festival terá ainda o Cinema da Praça, com documentários e curtas em exibição. Entre as atrações de música, já foram confirmados Moreira Jr., Arrastão do Jabaquara, Trio Ekoa e Samba de Rosena. O evento, em parceria com a Secretaria de Cultura, leva para o Mercado das Artes o universo paratiense em seus detalhes. Na Praça da Bandeira, produtores locais, chefs e artesãos tradicionais valorizam os motivos pelos quais Paraty recebeu o título de Cidade Criativa e Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O tema gastronômico do festival deste ano são as Pancs, plantas alimentícias não convencionais, como a vitória-régia, que contém um fruto comestível pouco conhecido. “Paraty já realiza grandes eventos no calendário anual, e o festival traz ainda mais visibilidade. A gastronomia também é parte da engrenagem do turismo e vamos gerar mais renda, movimentar o comércio, empregos temporários e ainda dar um sabor especial para nossa cidade”, comenta Luciana Marinho, presidente da Associação do Polo Gastronômico de Paraty.

Os restaurantes do festival vão oferecer pratos desenvolvidos durante o workshop sensorial e degustativo sobre Pancs da Mata Atlântica. A preocupação ambiental firmou parcerias para reduzir os impactos em relação à produção de lixo no evento. Todos os talheres utilizados serão biodegradáveis, copos reutilizáveis, além da compensação de carbono e coleta seletiva do lixo.