'Queremos construir pontes para o desenvolvimento do estado do Rio'
Diretor de comunicação e marketing do Sesc e Senac, Heber Moura anuncia novas ações do Movimento Rio em Frente, criado em parceria com o DIA
O Movimento Rio em Frente terá prosseguimento. Depois de cinco dias de debates no auditório da Fecomércio RJ, o diretor de comunicação e marketing do Sesc e Senac, Heber Moura, idealizador da iniciativa em parceria com o DIA, anuncia novo ciclo de palestras. Na primeira etapa de discussões, que terminou na última semana, especialistas apontaram caminhos para o desenvolvimento econômico e social do Rio, em áreas como Educação, Economia Criativa, Ética, Cultura e Tecnologia. Nesta entrevista, Heber Moura aborda, ainda, o laçamento do Prêmio Visão Consciente e o projeto de reativar o casarão histórico que fica na sede da Fecomércio RJ para a realização cursos.
ODIA: O que motivou a criação do Movimento Rio em Frente?
Publicidade
HEBER MOURA: O projeto do fórum foi estruturado em parceria com o DIA com o objetivo de nos colocarmos como protagonistas dos debates e ações que buscam o desenvolvimento social e econômico do estado do Rio. Em vez de muros, queremos construir pontes entre os mais diversos setores da sociedade em prol de um objetivo comum: fazer o nosso estado avançar. Tivemos um semana de intensos debates sobre áreas como Educação, Economia Criativa, Tecnologia e Inovação. Foram levantadas diversas oportunidades que podem servir de base para ações concretas.
Que reflexos podem surgir neste primeiro momento?
Publicidade
Vamos lançar em breve, ainda este ano, um material impresso, como um portfólio, com o resultado deste primeiro fórum do Movimento Rio em Frente. O conteúdo será elaborado com a participação conjunta de todos os palestrantes. Teremos uma síntese, em formato de livro, com os principais pontos abordados nas mesas de debate que tenham potencial para alavancar o estado do Rio de Janeiro. O material será entregue aos órgãos públicos e à imprensa.
Publicidade
Que outros desdobramentos podem surgir?
A partir deste portfólio que está sendo preparado, o presidente da Fecomércio RJ (Antonio Florêncio de Queiroz Júnior) vai analisar as sugestões e oportunidades apresentadas pelos palestrantes que possam beneficiar o estado. E, de acordo com o que for mais urgente, mais adequado ao momento que a sociedade fluminense está passando, a instituição pode adotar, encampar ou estabelecer parceria para que as ações se desenvolvam. Podemos citar como boas iniciativas a Fábrica de Startups, cujo um dos diretores (Pedro Henrique El-Bainy) foi nosso palestrante. Ela está ajudando a incluir novos empreendedores no mercado e com certeza isso terá um impacto positivo a longo prazo no aumento de renda e geração de empregos. Já a Fábrica Espetáculos (projeto citado pela atriz e produtora cultural Carla Camurati), com formação profissional na área artística, é uma boa oportunidade.
Publicidade
Dentre os segmentos que foram debatidos no fórum Rio em Frente, algum eixo de ação prioritário?
Sim, o da Educação. Entendemos que este é um eixo central que perpassa todos os outros. Existe um consenso de que não há uma fórmula mágica para tirar o Rio da crise, mas a Educação é fundamental nesse processo. Sem formação de qualidade, não há solução. E nisso o sistema Fecomércio é muito atuante por meio do Sesc, com educação básica, e do Senac, que possibilita a qualificação profissional para o mercado. Como os cursos são desenvolvidos de acordo com as demandas verificadas juntos às empresas, a taxa de empregabilidade dos alunos é alta, e está em torno de 70%.
Publicidade
A Fecomércio RJ pretende realizar novo ciclo debates?
Publicidade
Estamos preparando uma segunda etapa do Movimento Rio em Frente para o ano que vem. Queremos criar um fórum com uma massa crítica ainda mais robusta e abrir o evento para a participação do público. A ideia é que a população possa fazer inscrição gratuita pelo site e nos ajudar, junto com os especialistas, a encontrar soluções para o Rio. Também estamos em negociação para trazer um palestrante de destaque internacional. O Movimento Rio em Frente é o primeiro de uma série de eventos que a Fecomércio RJ está preparando para empoderar e melhorar a imagem do Rio.
Há algum outro projeto previsto para este ano?
Publicidade
Acabamos de lançar o Prêmio Visão Consciente, que vai reconhecer as melhores práticas de pequenas, médias e grande empresas em três categorias: meio ambiente, respeito ao consumidor e desenvolvimento comunitário. As inscrições são gratuitas. Os empresários podem inscrever seus cases pelo site www.premiovisaoconsciente.com.br até o dia 31 de outubro.
Qual será a premiação?
Publicidade
Em cada porte de empresa teremos vencedores nas três categorias. Os empresários selecionados irão ganhar uma viagem com passagem, estadia e ingresso para a National Retail Federation (NRF-2020), que será realizada em janeiro, em Nova York. É a maior feira de varejo do mundo, que aponta as tendências para os próximos cinco anos em tecnologia, logística, fabricação e mercado.
Como esta ação pode contribuir para o desenvolvimento do ambiente de negócios no Rio?
Publicidade
A ideia é valorizar as empresas que tenham um trabalho de cunho social que extrapole a ação de vender e tragam um bem comum para a sociedade. Com isso, buscamos um desenvolvimento sustentável mais forte para a economia do estado. Até porque sabemos que, hoje, as empresas que não tiverem essa preocupação social na prática estão com prazo validade determinado.
E para o ano que vem, há novidades?
Publicidade
Sim. Um dos projetos é reativar o casarão histórico que fica na nossa sede, no Flamengo. A proposta é abrirmos o espaço ao público e criar uma programação que contemple cursos, exposições e ações de assistência social.