Devota da santa, a aposentada Leila Maria Simas Leitão dedica boa parte do seu tempo ao santuário:
Devota da santa, a aposentada Leila Maria Simas Leitão dedica boa parte do seu tempo ao santuário: "Parte do que sou aprendi com a novena"Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Por *Rachel Siston

Rio - Milhares de católicos do Rio celebram, nesta quarta-feira, o dia de Santa Edwiges, a Padroeira dos Endividados e protetora das famílias. Em tempos de crise, mesmo quem não é devoto procura fazer uma prece à santa, seja para quitar as pendências financeiras ou até conseguir emprego. 

O padre Silvino Caixeta, reitor do Santuário de Santa Edwiges, em São Cristóvão, na Zona Norte, devido à situação conturbada que o Rio vive, diz que tem percebido que muitas pessoas passaram a apelar para Santa Edwiges. "As pessoas têm muita fé e recorrem à santa para conseguirem pagar suas dívidas e arrumar emprego, e muita gente alcança essas graças", afirmou. 

As celebrações em homenagem à santa começaram no dia 7, com novenas e missas às 7h e às 18h30. Em cada missa, um grupo foi escolhido para receber uma oração especial, entre eles os desempregados, os enfermos e as famílias. Hoje, os atos acontecem de hora em hora, a partir das 6h, com celebração realizada por diversos padres, inclusive de Belo Horizonte. Às 20h, o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, celebra a missa em homenagem a Santa Edwiges. O santuário fica na Rua Fonseca Teles 109, e terá almoço e festa após as eucaristias.

Devota da santa desde os 13 anos de idade, a aposentada Leila Maria Simas Leitão, de 66 anos, diz que Santa Edwiges esteve a seu lado nos momentos mais importantes de sua vida. Ela lembra que, quando se mudou para São Cristóvão, seus pais pediram que ela escolhesse uma paróquia para frequentar: "Sabe quando o coração toca, que você se sente bem, acolhida? Eu entrei no santuário e o coração abriu no mesmo instante. Tudo o que precisei, pedi para a santa. Aqui, celebrei meus 15, 18 e 21 anos, tudo foi vivido ao lado de Santa Edwiges".

Formada em assistência social e biblioteconomia, hoje Leila dedica sua vida ao Santuário de Santa Edwiges e é voluntária em todos as festivas que acontecem no local.  "Hoje eu me dedico à igreja antes, durante e depois das festas, e eu dedico todo esse tempo com muito amor. Eu adoro me dedicar a ela, parte daquilo que tenho e daquilo que eu sou eu aprendi com a novena, é por isso que eu me doo tanto. Eu morei em São Paulo por quatro anos e foi como se tivessem tirado um pedaço de mim, eu passei a vir todo fim de semana, mas eu senti muita falta da minha vivência dentro da igreja".

Uma princesa que ajudava os carentes

Edwiges de Andechs era uma princesa da Silésia e da Polônia, muito religiosa e conhecida por pagar dívidas de famílias que arrendavam suas terras, mas não conseguiam pagar por elas.
Publicidade
 
Casada com o príncipe Henrique I da Silésia, ela se dedicou à formação religiosa do marido e dos filhos. Depois da morte de dois dos seus seis filhos, passou a viver no mosteiro e ajudar os carentes. Edwiges morreu em 1243, aos 69 anos, mas só foi proclamada santa em 1267.
Publicidade
 
Há dois meses foi iniciada uma reforma no Santuário de Santa Edwiges. Os vitrais e a pintura foram alterados, mas a mudança mais marcante é a do painel no altar, que antes possuía uma imagem de Jesus crucificado, símbolo tradicional da Igreja Católica, e agora ganhou pinturas que representam Deus e Jesus, os apóstolos, o Novo e Velho testamentos e outras representações do cristianismo.
Publicidade

*Estagiária sob supervisão de Bete Nogueira
Você pode gostar
Comentários