Casas desabaram em Jardim América. Moradores conseguiram deixar as residências antes de tudo vir abaixo - Reginaldo Pimenta
Casas desabaram em Jardim América. Moradores conseguiram deixar as residências antes de tudo vir abaixoReginaldo Pimenta
Por Adriano Araujo e Anderson Justino
Rio - Seis casas desabaram, no início da manhã desta terça-feira, em Jardim América, na Zona Norte do Rio. Ninguém ficou ferido, pois durante a madrugada foram ouvidos "estalos" e um muro inicialmente desabou, o que fez com que moradores deixassem as residências. A região foi bastante afetada pelas chuvas e é cortada pelo Rio Acari, que transbordou durante o temporal. 
O desabamento ocorreu na Rua Rodolfo Chambelland, na altura do número 62, e o Corpo de Bombeiros foi acionado às 6h52, deixando o local às 12h50. Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver as casas atingidas. Os moradores afirmam que quatro imóveis caíram (um deles com duas casas), enquanto os militares afirmam que desabaram seis residências. 
Publicidade
O serralheiro Elias de Souza, morador de uma das casas, disse que saiu de casa ainda na madrugada após ouvir estalos e perceber que os rebocos da casa estavam caindo. Ele colocou todo os seus pertences na frente da residência e avisou aos vizinhos.
"O vizinho perguntou que barulho era aquele, eu disse que foi o muro de trás que havia acabado de cair. Quando a gente foi avisando aos vizinhos aconteceu tudo. As pessoas conseguiram sair, mas ficaram os animais", falou. 
Publicidade
Um morador que não quis se identificar disse que essa "tragédia já estava anunciada". "A gente comentou que isso iria acontecer a qualquer momento. As casas já estavam com rachaduras e o rio sempre invadia tudo", disse.
Casas desabaram em Jardim América. Moradores conseguiram deixar as residências antes de tudo vir abaixo - Reginaldo Pimenta
Casas desabaram em Jardim América. Moradores conseguiram deixar as residências antes de tudo vir abaixoReginaldo Pimenta
Publicidade
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Djalma Souza Filho, disse que outras duas casas serão demolidas por conta do risco de desabamento e as residências que estão às margens do rio também correm risco de cair. Ela passarão por avaliação técnica da Defesa Civil e para saber se outros imóveis serão interditados.
Um casal ficou preso debaixo do teto da garagem na hora do desabamento, mas conseguiram sair sem ferimentos. "Eu fiquei envergado ali com minha esposa. Agora é pedir a Deus pra dar saúde e força e começar a vida. Bens materiais a gente consegue, agora a vida não. Nasci de novo", agradeceu Agnaldo Nogueira da Silva, 65 anos. 
Publicidade
"Foi um desespero, a gente preso no portão e pessoal nos ajudando a sair. A minha felicidade é que estou viva. Eu senti que estava morrendo... eu gritei 'meu Deus, eu estou morrendo, me salva!'. Foi um milagre que Deus fez na minha vida e na do meu marido", reforçou Rita de Cássia dos Santos, de 52 anos. 
Publicidade
Além do Corpo de Bombeiros, também estão no local a Polícia Militar, a Light e a Defesa Civil municipal, que avalia os danos. Moradores das casas vizinhas estão impedidas de entrar nos imóveis devido ao risco de novos desabamentos.