Terminal Jardim Oceânico - Gilvan de Souza / Agência O Dia
Terminal Jardim OceânicoGilvan de Souza / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - A prefeitura vai suspender, temporariamente, a partir deste sábado, o funcionamento de boa parte das linhas que fazem a ligação do BRT entre os terminais Alvorada e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A medida foi adotada para evitar grandes aglomerações de pessoas no acesso entre os ônibus articulados e o metrô da Barra.
No decreto anunciando a mudança, publicado no Diário Oficial do Município de hoje, a prefeitura alega que a ligação entre os dois tipos de transporte está "demandando o sistema BRT".
Publicidade
Por isso, o município vê a "necessidade de dar maior celeridade ao embarque nas plataformas do Terminal Jardim Oceânico, minimizando os riscos eventuais aos passageiros do sistema BRT".
Linhas suspensas:
Publicidade
. 21 - Recreio Shopping x Jardim Oceânico (parador)
. 40 - Madureira x Jardim Oceânico (expresso)
Publicidade
. 53 - Sulacap x Jardim Oceânico (parador)
. 25 - Mato Alto x Jardim Oceânico (parador)
Publicidade
Linhas mantidas
. 50 - Centro Olímpico x Jardim Oceânico (parador)
Publicidade
. 18 - Recreio Shopping x Jardim Oceânico (expresso).
Como alternativa às outras linhas foram criados dois serviços de ônibus convencionais para trafegarem pelo trecho; são elas:
Publicidade
. 40 - Madureira x Alvorada (expresso)
. 25 - Mato Alto x Alvorada (parador)
Publicidade
Por causa das mudanças, o BRT disse que vai aumentar a frequência dos serviços no Jardim Oceânico para absorver de foma mais eficiente a demanda de passageiros que fazem a integração com o metrô.
Publicidade
"As novas linhas temporárias visam concentrar a saída de um maior número de serviços do Terminal Alvorada, que tem um espaço muito mais amplo e é melhor para organizar o controle de usuários nos articulado", o consórcio afirmou, em nota. "Estamos ao lado do poder público nesta força-tarefa para controlar a curva do número de casos do novo coronavírus no Rio de Janeiro e em todo o país".