Canal de atendimento sobre a COVID-19 já recebeu mais de 3 mil chamados

No primeiro dia de funcionamento, população procurou orientações sobre sintomas, medicamentos e prevenção

Por O Dia

Serviço fornece orientações sobre sintomas, prevenção e medicamentos para combater coronavírus
Serviço fornece orientações sobre sintomas, prevenção e medicamentos para combater coronavírus -
Em suas primeiras 24 horas de funcionamento, o Sistema de Teleatendimento do Estado para Orientações sobre o Coronavírus já recebeu 3.365 ligações para orientar a população sobre a COVID-19. O serviço, lançado na última segunda-feira pelo Governo do Estado do Rio, é gratuito, funciona 24 horas por dia, e pode ser acionado pelo número 160.

O canal foi criado para evitar que pacientes sem sinais de contaminação ou sem sintomas graves deixem suas casas sem necessidade, se expondo ao vírus e superlotando as unidades de saúde. Além disso, o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, afirma que o serviço será importante ferramenta no combate às fake news.

"Lançamos mais esse canal oficial para levar informação segura e correta à população diante dessa doença nova. Estamos disponíveis 24h por dia para que não haja dúvidas sobre como se prevenir e onde e quando buscar atendimento de emergência. Será mais uma força para reduzirmos o número de casos e evitarmos a superlotação das unidades de saúde", explica.

Cada atendimento durou, em média, cinco minutos e as perguntas mais frequentes foram sobre sintomas, medicamentos e prevenção. A expectativa é que o número de ligações triplique ainda esta semana e chegue a dez mil por dia. A central telefônica tem capacidade de atender, diariamente, 30 mil chamados. O serviço conta com 50 postos de trabalho, mas pode chegar até 100 e ser ampliado para abertura de 54 postos em outras localidades.

A iniciativa da pasta foi realizada em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj), da Polícia Militar e ho Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). A população ainda pode recorrer ao site coronavirus.rj.gov.br e saude.rj.gov.br para tirar dúvidas.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O DiaFaça uma contribuição

Galeria de Fotos

Serviço fornece orientações sobre sintomas, prevenção e medicamentos para combater coronavírus Mauricio Bazilio/Secretaria de Estado de Saúde
Serviço visa evitar que a população saia de casa e superlote sistema de saúde Mauricio Bazilio/Secretaria de Estado de Saúde
Secretário de Estado de Saúde vê a central como ferramenta de combate às fake news Mauricio Bazilio/Secretaria de Estado de Saúde

Comentários