Por

Preparar comida, assistir filmes e séries, criar um desafio de perguntas e respostas. Não são poucas as possibilidades que os casais têm para passar o tempo juntos e, de quebra, redescobrir a intimidade.

Cláudia Mello, psicóloga e terapeuta de casais, sugere a criação de uma 'caixinha de conversa' para os casais que já não têm lá tanto assunto.

"Cada um pode fazer bilhetinhos com perguntas. A intenção é saber o que a outra pessoa gosta hoje em dia, ou o que ela não gosta mais. Redescobrir a pessoa com diálogos sinceros. Nessa brincadeira, alguns casais voltam a se apaixonar normalmente", comenta Cláudia, que também aposta no compartilhamento das pequenas rotinas da casa, como cozinhar.

"As pessoas estavam tão acostumadas a trabalhar quase 24 horas que, agora que estão em casa, não sabem o que fazer. Tenho ouvido 'não aguento mais estar em casa com a pessoa que estou casado há um tempo'. O trabalho tinha virado uma fuga e agora eles têm que conversar, precisam de verdade encontrar qual é ponto em comum para estarem juntos", explica a psicóloga.

É preciso ter cautela e confiança no parceiro no meio da tribulação. A dica é do psicanalista e filósofo Fabiano de Abreu. Para ele, os casais que estão juntos na quarentena podem aproveitar o tempo para replanejar o relacionamento e refletir - mas de maneira leve - sobre o passado em comum e o que esperam do futuro.

"Existem casais que na adversidade se fortalecem, que não cedem aos impulsos e usam o momento para pensar em dupla. Seguem a velha máxima de que duas cabeças pensam melhor que uma", avalia.

O especialista completa afirmando que há casais que usam a quarentena para delinear estratégias, buscando um ponto de equilíbrio. "Juntos irão recuperar e fazer frente ao que estiver por vir", diz.

Você pode gostar
Comentários