Companhia de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da MB desinfectando o navio - Whatsapp O DIA (98762-8248)
Companhia de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da MB desinfectando o navioWhatsapp O DIA (98762-8248)
Por Natasha Amaral
Rio - Após a confirmação do afastamento de dois oficiais que prestam serviço no navio Almirante Saboia (G25), atracado na Ilha do Mocanguê, em Niterói, por testarem positivo para o novo coronavírus, tripulantes denunciaram ao DIA uma possível contaminação em massa dentro da embarcação. Segundo relatos, cerca de 60% dos colaboradores – 150 do total de 250 – estariam com suspeita da doença e trabalhando normalmente. Em nota divulgada nesta quinta-feira, a Marinha informou que, além dos dois oficiais que testaram positivo para a COVID-19, três outros tripulantes do mesmo navio tiveram os testes realizados, sendo dois negativos e o terceiro ainda em análise. 
Segundo informações da Marinha, os oficiais infectados são o Comandante e o Imediato do navio. Além desses casos, a Marinha também informou que "em caráter preventivo, trinta e seis outros tripulantes estão cumprindo isolamento domiciliar por recomendação médica, por terem apresentado algum tipo de sintoma respiratório, ainda que leve".
Publicidade
Ainda segundo as denúncias, apesar das medidas adotadas para a descontaminação, praças continuam trabalhando, mesmo com sintomas, sem nenhum dos equipamentos de proteção. "Mandaram os dois oficias para casa e os praças continuam sofrendo. Existe uma determinação de ter 20% dos tripulantes e, mesmo assim, tem comando forçando a permanência de todos lá. É uma situação quase que escrava. É uma pandemia que está passando do limite e estão ignorando, forçando um trabalho. É desumano", disse um dos tripulantes. 
Procurada, a Marinha informou que "várias medidas vêm sendo adotadas para evitar a concentração de pessoal, como o licenciamento diário de parte da tripulação; flexibilização do horário de expediente; ampliação do horário de refeições, permitindo a divisão dos comensais em grupos menores; entre outra". Confira a nota na íntegra:
Publicidade
"A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando em Chefe da Esquadra, esclarece que, além dos dois oficiais que testaram positivo para o COVID-19, três outros tripulantes do mesmo navio tiveram os testes realizados, sendo que dois indicaram negativo e se aguarda o resultado para o terceiro. Todos estão sendo mantidos em isolamento e monitorados, de acordo com os protocolos estabelecidos pelos Ministérios da Saúde e da Defesa.
Além desses casos, em caráter preventivo, trinta e seis outros tripulantes estão cumprindo isolamento domiciliar por recomendação médica, por terem apresentado algum tipo de sintoma respiratório, ainda que leve. Cabe ressaltar que este número corresponde a cerca de 15% da tripulação do navio.
Publicidade
Quanto ao cumprimento do expediente a bordo, à semelhança do procedimento adotado para as demais unidades subordinadas ao Comando em Chefe da Esquadra, várias medidas vêm sendo adotadas para evitar a concentração de pessoal, como o licenciamento diário de parte da tripulação; flexibilização do horário de expediente; ampliação do horário de refeições, permitindo a divisão dos comensais em grupos menores; entre outras.
A Marinha do Brasil reafirma o compromisso e constante atenção em promover um ambiente de trabalho seguro ao seu pessoal, como condição essencial para a manutenção de sua plena capacidade operacional".