Coronavírus: Prefeitura muda classificação e contabiliza 4,4 mil casos 'prováveis'

Cidade do Rio tem 368 casos confirmados de Covid-19

Por O Dia

Prefeitura mudou termo 'suspeito' por 'provável'
Prefeitura mudou termo 'suspeito' por 'provável' -
Rio - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mudou, na noite desta quinta-feira, o registro de casos "suspeitos" por casos "prováveis" no Painel Covid-19, ferramenta que traz o monitoramento diário dos casos confirmados e suspeitos por bairros, regiões, faixa etária e gênero na cidade do Rio. Com a alteração, o município contabiliza 4.471 de prováveis contagiados pelo novo coronavírus.
De acordo com a pasta, a mudança ocorrida hoje é uma adequação às determinações do Ministério da Saúde, que, com a passagem da epidemia para fase de transmissão comunitária no município do Rio de Janeiro em 15 de março de 2020, passou a considerar todos os casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda Grave como casos "prováveis" de Covid-19.
Ainda segundo a SMS, os casos prováveis no painel foram reportados entre os dias 16 a 23 de março através do Formulário Eletrônico RedCap FormSUS, disponibilizado pela SES RJ, com atualizações semanais. A transmissão comunitária, ou sustentada, é aquela quando não é possível rastrear a origem da infecção. 

O número de casos confirmados no Rio permaneceu 368, o mesmo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). No estado, são 421 casos, com nove mortes, sendo seis delas na capital fluminense. Hoje, a SES confirmou mais um óbito, a vítima foi um homem de 60 anos residente da cidade do Rio.


 

Comentários