Agências bancárias e lotéricas terão que funcionar com a capacidade máxima de 30% - Divulgação
Agências bancárias e lotéricas terão que funcionar com a capacidade máxima de 30%Divulgação
Por O Dia
Rio - O governo do estado publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira, um decreto assinado pelo governador Wilson Witzel (PSC) que regula o funcionamento das agências bancárias e das casas lotéricas durante o surto do novo coronavírus (covid-19) no estado. De acordo com o texto, as duas instituições deverão funcionar com a lotação máxima de 30% de sua capacidade.
A medida é para evitar aglomerações, cumprindo, assim, protocolos determinados pelas autoridades de saúde.
Publicidade
Os bancos e as lotéricas deverão, também, reservar pelo menos uma hora de seu expediente para atendimento exclusivo de pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença.
Os bancos terão, ainda, que aumentar a higienização de suas dependências durante o horário de funcionamento. Os funcionários das agências devem ser orientados sobre as condutas de prevenção da transmissão da covid-19.
Publicidade
"A população não pode ficar sem os serviços bancários essenciais, ainda mais em um momento de crise como o que estamos vivendo hoje no país. Temos aposentados e beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos nas agências bancárias", afirmou o governador Wilson Witzel.
LEIA MAISRio libera reabertura de parte do comércio; veja lista de estabelecimentos!

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão, acrescenta que a medida vai favorecer uma grande parcela da população, que não possui acesso aos canais digitais dessas instituições.

"Além disso, milhares de pequenas empresas, estabelecimentos comerciais, trabalhadores informais e autônomos precisam movimentar seus recursos em espécie", explicou o secretário.

Tristão lembra que o decreto garante ainda o acesso da população a benefícios sociais como FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e Bolsa Família.