- Divulgação
Divulgação
Por O Dia
Rio - O banco de sangue Herbert de Souza do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) está precisando de novas doações. De acordo com a professora de Hematologia da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, Flávia Miranda, houve uma queda de 37% no número de doadores, principalmente dos tipos sanguíneos O e A com RH negativo.
"Nós continuamos realizando cirurgias cardíacas e oncológicas no hospital, além de permanecermos atendendo aos pacientes já internados", afirma Miranda, responsável técnica pelo Núcleo de Hemoterapia do Hupe. Segundo ela, o procedimento tem duração de aproximadamente 50 minutos. Os interessados chegam no setor de triagem para fazer o cadastro, são aconselhados a lavar as mãos em cada etapa, ficam em locais isolados e tanto no momento da coleta quanto no lanche, há distância segura entre os doadores.
Publicidade
"Nós sugerimos que os mais jovens compareçam. Da mesma forma, pedimos para que as pessoas não venham em grupo e também liguem para marcar a hora para a doação", explica a médica.
Para quem puder colaborar, o Hupe está fazendo agendamento de horário através do telefone (21) 2868-8134, com o intuito de evitar aglomerações nesse período de pandemia da Covid-19. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O endereço é Boulevard 28 de setembro, 109, Vila Isabel.