Cidade tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano do estado - Estefan Radovicz
Cidade tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano do estadoEstefan Radovicz
Por Anderson Justino
Rio - Em meio ao período de isolamento social, para dificultar a multiplicação do novo coronavírus (Covid-19), vereadores de Japeri, na Baixada Fluminense, se reuniram para aprovar um aumento de 25% nos salários dos servidores efetivos e comissionados da Casa Parlamentar. A medida, acatada pelo prefeito Cezar Melo (PSB), acontece após o governador do Rio, Wilson Witzel, declarar que o estado pode entrar em colapso financeiro caso não seja ajudado pelo Governo Federal. O Rio segue com medidas protetivas para combater a Covid-19.

Dados das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostram que Japeri tem um dos piores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio de Janeiro. As maiores reclamações dos moradores do município são a falta de saneamento básico e a falta de pavimentação.

Em julho do ano passado, o então o prefeito da cidade Carlos Moraes (PP) foi preso por associação ao tráfico de drogas. Moraes foi alvo de uma operação entre o Ministério Público do Rio e a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), que identificou um esquema apontando que uma das maiores facções criminosas do estado teria se instalado nas dependências da Prefeitura de Japeri.

A medida que prevê o reajuste na folha salarial foi publicada em Diário Oficial na última terça-feira (24) e começa a valer a partir do próximo dia 1º de abril. O presidente da Casa, vereador Marcio José Russo Guedes, conhecido como Marcio Manequinha (PHS), disse que a medida beneficia os servidores, e não se estende para os vereadores.

O presidente da Câmara dos Vereadores alega que a medida está prevista em lei e que o déficit salarial é de 2015. Segundo ele a medida estava planejada desde o início deste ano, antes da declaração do surto do novo coronavírus.

Nas ruas, a decisão causou revolta entre a população do município. O servidor público Leonardo Frotte disse que se reuniu com comerciantes para trocar ideias. “O que eles fizeram é um absurdo. Num momento em que o mundo inteiro passa por uma situação de crise não pode ter uma decisão como essa”.

O Sindicado dos Servidores Municipais de Japeri repudiou a medida e disse que os servidores não recebem reajuste salarial há mais de oito anos. De acordo com os representantes da categoria, servidores que residem fora do município não recebem vale transporte para trabalhar.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) infiomou que instaurou inquérito para apurar o caso. O Núcleo de Tutela Coletiva de Nova Iguaçu expediu ofícios ao presidente da Câmara Municipal e ao prefeito para que esclareçam, em até dez dias, os aumentos aprovados em lei pela Câmara Municipal de Japeri para servidores municipais, informando as categorias abrangidas, inclusive prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores.
Publicidade
O MP também pediu a "comprovação documental de eventual lei aprovada e sancionada e a apresentação de todo o processo legislativo, desde a iniciativa para o projeto de lei até emendas, análises em comissões, e aprovação em plenário, inclusive com a devida informação sobre a existência de previsão da despesa decorrente de tal ato legislativo na Lei Orçamentária Anual (LOA) e previsão expressa na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Município de Japeri".

Até o fechamento desta matéria a preitura de Japeri não havia se manifestado.