Deputado Gustavo Schmidt dentro da delegacia - Reprodução
Deputado Gustavo Schmidt dentro da delegaciaReprodução
Por O Dia
Rio - Imagens divulgadas em redes sociais mostram o deputado estadual Gustavo Schmidt, do PSL, desacatando a delegada de plantão na 76ª DP (Niterói), Camila Lourenço. Na madrugada desta sexta-feira, ele foi detido por suspeita de agredir um policial militar em Camboinhas, em Niterói, no momento em que estava em uma festa em um quiosque na região. Aglomerações estão proibidas por causa da pandemia do novo coronavírus.


"Eles me lesionaram inteiro, doutora. Para de teatro, doutora, por favor. Pelo amor de Deus, estou todo lesionado, fui preso, amarrado e a senhora só me soltou aqui depois de meia hora. Não me olha com esse ar de sórdida não, hipocrisia que a senhora tem na cara. Deveria defender a p... do estado, e não fazer essa sacanagem que tua equipe está fazendo aqui", diz o deputado no vídeo. 
Publicidade
Em outro momento, o parlamentar levanta, aponta o dedo para a delegada e se recusa a ficar sentado. "Eu quero saber da senhora se eu estou liberado. Eu não vou sentar, a senhora não manda em mim", diz. A delegada informa que o procedimento não acabou e Gustavo continua: "A senhora pode ser o que for, eu não vou parar".

Por fim, a autoridade afirma que ela decide se vai liberá-lo ou não. Gustavo questiona o motivo da prisão e a delegada é taxativa: "Está sendo autuado por desacato, lesão corporal e, inclusive, desacato contra mim".
O caso foi registrado na 76ª DP (Niterói), onde o parlamentar prestou depoimento e foi liberado após assinar um termo circunstanciado. De acordo com a delegacia, o deputado foi autuado pelos crimes de desacato, desobediência, resistência, lesão corporal e infração de medida sanitária preventiva (artigo 268) por descumprimento do decreto de isolamento social.
Publicidade
Procurado através de sua assessoria, o deputado Gustavo Schmidt disse ter sido abordado por PMs "de forma agressiva". Confira a íntegra da nota:
"Em relação ao ocorrido na madrugada dessa sexta-feira, gostaria de informar que:

1 – Com intuito de aliviar a tensão que tem sido muito forte no momento em que estamos socorrendo uma a uma as comunidades mais afetadas, uma dura semana, compareci a uma comemoração de aniversário de caráter privado, na companhia da minha noiva na casa de um amigo em Niterói, cidade onde mantenho residência. Reconheço não ser recomendável, nesse momento, frequentar eventos dessa natureza, mas tomei essa decisão apenas com o intuito de encontrar um grupo de amigos.

2 – Ao perceber a presença de policiais, me dirigi para verificar o que ocorria. Ao argumentar com um deles, fui abordado de maneira agressiva, sendo, inclusive, lançado ao chão.

3 – Falando somente como cidadão, e não como deputado, houve um nítido “abuso de autoridade” por parte dos policiais, contrariando, inclusive, o Capítulo VI, artigo 28 da Lei Federal 13.869/2019, que não permite divulgar gravações que possam ferir a honra ou a imagem. O material foi distribuído ilegalmente para divulgação em redes sociais e na mídia em geral com possível interesse político de denegrir a minha imagem.

4 – Lamento o ocorrido e informo que a questão receberá seu devido tratamento nas vias judiciais.

Gustavo Schmidt"