Hospital de campanha será montado no campus da Fundação Manguinhos, em Manguinhos - divulgação/fiocruz
Hospital de campanha será montado no campus da Fundação Manguinhos, em Manguinhosdivulgação/fiocruz
Por Lucas Cardoso

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, ontem, a construção de mais um hospital de campanha especializado no tratamento de pacientes vítimas do novo coronavírus. De acordo com comunicado feito durante coletiva de imprensa, serão 200 leitos com prazo de entrega de até 40 dias para as primeiras cem unidades. Além disso, a fundação também anunciou um estudo clínico que deve contribuir na busca por um medicamento contra a Covid-19.

O investimento anunciado pela instituição para as duas frentes é de R$ 140 milhões. Na primeira entrega, daqui a 40 dias, serão 50 leitos de tratamento intensivo e outros 50 semi-intensivos. Em seguida, serão mais 20 dias para a entrega dos 100 leitos restantes. Nesses dois meses, o canteiro de obras funcionará 24 horas por dia e a instalação ficará em um dos campos de futebol da fundação, em Manguinhos.

Segundo a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, serão contratados inicialmente 1.030 profissionais da área da saúde, sendo que na primeira etapa, serão cerca de 600 vagas para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. "O objetivo desse hospital é salvar vidas e proteger o nosso SUS", explicou.

Em um segundo momento, serão convocados também nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e especialistas como cardiologistas e nefrologistas. As vagas já estão disponíveis para inscrição no site http://www.fiotec.fiocruz.br/.

Assim como outros hospitais focados no atendimento a infectados por coronavírus, a nova unidade hospitalar funcionará como um centro de referência, sem atendimento a outras demandas. A internação no hospital acontecerá após transferência direta do sistema de regulação do estado.

Você pode gostar
Comentários