Por O Dia

O uso de máscaras protetoras durante a pandemia do novo coronavírus tem gerado muitas dúvidas na população carioca. Recentemente, comerciantes passaram a vender o utensílio de pano como uma possível e útil forma de proteção contra a Covid-19. Costureiras também têm oferecido o produto em suas vizinhanças. Porém, de acordo com especialistas, as máscaras que verdadeiramente protegem são as que passam por todo um processo de fabricação e que possuem materiais específicos que evitam o contágio.

Roberta França, médica geriatra e psiquiatra, esclareceu todas as questões sobre o uso de máscaras alternativas. Ela garante que, até o momento, não existe nenhum estudo que comprove que a máscara de pano protege. "As máscaras caseiras servem mais como uma 'barreira' do que, de fato, uma proteção entre a pessoa contaminada e as demais", explica Roberta.

PERIGO

A médica também revela que não deve ser usada, em hipótese alguma, a mesma máscara durante o dia todo. Para ela, isso pode causar até outros problemas de saúde, além de infeção por coronavírus.

"A máscara tem uma vida curta. Depois de um determinado período, ela perde a sua função de proteção. Além disso, quando você utiliza uma máscara 24 horas por dia no seu rosto, a própria máscara gera uma pressão na sua pele e pode acabar fazendo ferida, que pode levar a uma infecção bacteriana", alerta a especialista.

Vale ressaltar que apenas profissionais de Saúde e pacientes com sintoma de coronavírus devem usar as máscaras. França reforça como devem ser os hábitos dos infectados em suas casas. "A orientação é que ela fique o mais isolada possível dos demais, é o procedimento mais efetivo. Além disso, é essencial que objetos como prato, talher e copo sejam destinados para uso exclusivo, evitando assim o contágio", conclui.

Você pode gostar
Comentários