Coronavírus: Seop interdita lojas na Zona Oeste por infração a decreto
Estabelecimentos são considerados não essenciais e estavam abertos
Divulgação
Por O Dia
Rio - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) interditou, neste sábado (28), duas lojas na Praça Seca, na região de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, por infringirem o decreto municipal que estabelece a abertura de apenas estabelecimentos considerados essenciais em combate à expansão do novo corona vírus. Uma das lojas vende utilidades domésticas na Rua Baronesa e a outra comercializa produtos naturais na Rua Cândido Benício.
Ao longo do dia, equipes do órgão, com a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Fazenda, atuarão em diversos pontos da Zona Oeste. No roteiro da fiscalização também estão a comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, bem como a orla do bairro, Vila Valqueire e orla da Barra da Tijuca.
Publicidade
Nesta sexta-feira (27), 16 estabelecimentos foram fechados em Campo Grande e no Centro por não se enquadrarem no rol de serviços essenciais, e sete se adequaram às novas normas de funcionamento (como restaurantes limitando-se ao serviço de delivery e padarias sem serviço de balcão). Toda a fiscalização foi planejada em atendimento a demandas de cidadãos registradas na Central 1746 (telefone, site ou aplicativo), denunciando o funcionamento irregular de comércios variados.
A restrição também abrange o comércio ambulante. Ontem, 12 produtos de limpeza e um banner foram apreendidos em Campo Grande, e levados para o depósito público municipal.
Publicidade
Em uma semana, foram fiscalizados 911 estabelecimentos comerciais em toda a cidade. Destes, 657 fecharam após a orientação dos agentes municipais. Ao todo, dez ações especiais foram integradas pela Subsecretaria de Operações (Subop), com a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Fazenda, entre quarta-feira, 18, e sexta-feira, 27, contemplando diversos bairros das zonas Sul, Norte e Oeste, além do Centro. O Programa Rio+Seguro, coordenado pela Seop, também realiza ações rotineiras de orientação de comerciantes em Copacabana e Leme.
A suspensão é por tempo indeterminado. Entre as exceções estão supermercados e hortifrútis; padarias (sem consumo no local); pet shops; lojas de materiais de construção; e postos de combustíveis.