Por Gabriel Sobreira

O carioca está se acostumando à nova configuração da cidade: fim de semana de sol sem praia e, para os idosos, uma notícia nada alvissareira: um decreto da Prefeitura do Rio, publicado em edição especial do Diário Oficial de ontem, passa a restringir o acesso de maiores de 60 anos às agências bancárias da cidade para atendimento presencial. Tudo isso para evitar aglomerações e maior exposição ao novo coronavírus. Os idosos fazem parte de grupo de risco.

"O decreto é para desestimular a ida de idosos, conforme a orientação geral da prefeitura, com base na orientação da comunidade científica do município e também o que tem sido seguido de forma geral pelos médicos. Caso essas agências ofereçam atendimentos que sejam especiais, com condições que evitem aglomeração, e que possam atender de forma cabível um ou outro que precise ir ao local, tudo bem. Mas a ideia do decreto é desestimular", esclarece a assessoria de imprensa da Prefeitura do Rio.

Também está proibido acompanhar ou apostar em corridas de cavalos nas lotéricas.

Domingo sem fugidinha

Em tempo de quarentena, outra medida para evitar aglomerações é o patrulhamento ostensivo que vai continuar nas praias. É o que avisa a Polícia Militar, por meio de nota. Só ontem, nossa reportagem flagrou a PM 'expulsando' diversas pessoas que curtiam um bom mergulho, ignorando a ordem de isolamento. É preciso frisar: só uma minoria deu o mau exemplo, ao menos na areia. Já os calçadões da orla carioca estavam repletos de gente.

A PM não informou detalhes sobre se houve registro de ocorrência ou até condução de algum banhista até o momento: "Não há números relevantes", limitou-se a dizer, em nota.

Nas redes sociais, muitos desabafaram: "Fui expulso hoje (ontem) da praia de Ipanema com 30 graus. Vírus nenhum resiste a essas condições. Até as barracas de pastéis (nas feiras livres) estão proibidas. Onde vão chegar?", reclamou um usuário no Twitter. "Acabei de ser expulso da praia por um policial, que falou que se me ver (sic) de novo vai me prender", confessou outro internauta.

Adesão maciça de bares e restaurantes
Publicidade
Bares e restaurantes também estão com o funcionamento liberado apenas para o serviço de delivery. E, dando uma volta pelas zonas Norte e Sul, foi possível verificar que a norma está sendo cumprida.
"Desde o início da quarentena, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) recomenda que todos sigam as orientações das autoridades púbicas. E, neste momento, a orientação é manter os salões fechados, trabalhando apenas com entregas", defende Pedro Hermeto, presidente da Abrasel-RJ.
Publicidade
Até ontem, 11 estabelecimentos (entre bares e restaurantes) foram multados por não cumprirem a proibição do atendimento presencial. Os números são da Secretaria Municipal de Fazenda do Rio. De acordo com a pasta, os estabelecimentos que não interromperem as atividades, de acordo com o Decreto 47.282, serão autuados.
A multa é diária e tem o valor de R$ 891,59. Eles poderão ainda, em caso de desobediência, ser interditados e ter o alvará cassado.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários