Por Letícia Moura* e Marina Cardoso

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, informou ontem que o retorno das aulas na rede municipal de ensino será de forma escalonada. Em coletiva online, Crivella defendeu que as crianças de 0 a 9 anos de idade voltem antes dos demais alunos. Entretanto, esse caso não se aplicaria para aquelas que convivam com parentes idosos e do grupo risco na mesma residência. Na semana passada, o prefeito disse que o retorno está previsto para 12 de abril. Entretanto, na coletiva, ponderou que isso dependerá do que especialistas orientem

Para o coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe/RJ), Gustavo Miranda, os docentes veem com preocupação o retorno no próximo dia 12. "Nessa data, os especialistas preveem o pico de infecção do vírus. A nossa posição é, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as secretarias de Saúde compreenderem que é arriscado, não faz sentido colocar as crianças e professores em risco", afirma o coordenador. 

Sobre o escalonamento das crianças para as escolas, proposto pelo prefeito do Rio, o professor Marcelo Santana, que faz parte dos Conselhos de Professores e Funcionários da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, considera uma irresponsabilidade. "A preocupação dele (Crivella) deveria ser com a saúde da população, porque as crianças são transmissoras e não há quem não tenha contato com idosos. O foco deveria ser cuidar dos profissionais da Educação, para que passemos logo por essa pandemia e possamos voltar livres de qualquer possibilidade de infecção", explica.

Outra preocupação do Sepe é se as escolas serão abastecidas com materiais de higiene para prevenção à Covid-19, como o álcool em gel. O promotor da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva da Educação da Capital, Marcos Fagundes, informou que ainda estuda o que fazer em relação a esse retorno de alunos. 

AULAS ONLINE

Desde que a Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou os recursos para as crianças das escolas da Prefeitura do Rio se atualizarem dentro de casa, o aplicativo SME Carioca 2020 já teve mais de 720 mil acessos. O aplicativo pode ser baixado em celulares e computadores. 

O link é https://app.vc/smecarioca2020. O conteúdo pedagógico também está disponível no site da MultiRio, plataforma educativa audiovisual vinculada à SME, inclusive com aulas virtuais. Professores também estão postando aulas para os alunos em redes sociais. 

Bolsonaro virá ao Rio e prefeito pedirá por FGTS
Publicidade
Durante coletiva online, ontem, o prefeito do Rio disse que o presidente Jair Bolsonaro deve vir à cidade na próxima sexta-feira. Assim, Crivella espera poder mostrar de perto o enfrentamento da crise da pandemia da Covid-19 na capital carioca. A ideia é que o presidente conheça o hospital de campanha montado no Riocentro, onde está instalado o gabinete de crise.
"Irei também conversar com ele para mostrar a necessidade de liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a população mais afetada financeiramente, por conta da crise", disse.
Publicidade
Crivella disse, ainda, que ônibus usados pela Educação serão emprestados para levar trabalhadores da Saúde, Assistência Social e Guarda Municipal de cidades da Baixada Fluminense e Niterói para três pontos no Rio: Madureira, Alvorada e Central do Brasil. 
Ele também ressaltou a necessidade de a população idosa permanecer em casa ou para se encaminharem aos hotéis disponibilizados pela prefeitura. 
Publicidade
Você pode gostar
Comentários