Cidade mantém calendário de higienização em comunidades e locais de grande movimentação - Reginaldo Pimenta
Cidade mantém calendário de higienização em comunidades e locais de grande movimentaçãoReginaldo Pimenta
Por

Niterói vai passar a aplicar testes em massa para o diagnóstico da Covid-19 em pessoas que apresentarem sintomas respiratórios, que residem em comunidades ou que trabalhem na área médica. No total, são mais de 40 mil kits, que chegaram dos Estados Unidos. A iniciativa visa identificar indivíduos contaminados, garantir o isolamento social de pessoas assintomáticas e minimizar a propagação do novo coronavírus.

O início dos testes em massa está previsto para até a próxima sexta-feira. Com a adoção dos kits de testagem para a Covid-19, a cidade de Niterói seguirá o modelo que foi utilizado em locais como Singapura e Coreia do Sul.

"A testagem massiva naqueles países permitiu o isolamento mais rápido de pessoas que eram assintomáticas ou que possuíam sintomas mais leves. Lá, a letalidade foi bem menor com a implantação de medidas semelhantes às que estamos implantando em Niterói", disse o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Segundo ele, com a adoção da testagem em massa, Niterói entra em uma nova fase de combate ao vírus e com várias frentes simultâneas. Até ontem eram 42 casos confirmados em residentes da cidade, sendo que 25 em isolamento domiciliar (monitorados pela Saúde), nove internados (dos quais cinco em UTI), sete recuperados que já tiveram em alta e um caso de óbito.

Até 10 de abril, a Prefeitura de Niterói espera que todas as principais avenidas e locais de grande circulação tenham passado pelo processo de sanitização com o quaternário de amônia de quinta geração. O produto é mesmo usado na China, que tem durabilidade de três a seis meses. Na segunda, as equipes atuarão no Maruí, Leopoldina, Marítimos e Morro do Pires.

Você pode gostar
Comentários