Desde a semana passada, esquina do mercado Bela Grécia Express começou a receber doações para a "mesa de caridade" - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Desde a semana passada, esquina do mercado Bela Grécia Express começou a receber doações para a "mesa de caridade"Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por Julia Noia*

Rio - Em meio a dificuldades que muitas pessoas vivem diante das limitações impostas pelo combate ao novo coronavírus, um sopro de esperança pode virar um grande motor de empatia, ou mesmo um quartel-general da solidariedade. É o caso de iniciativas como a do mercado Bela Grécia Express, em Higienópolis, Zona Norte. Desde a semana passada, sua esquina, deserta devido às medidas de isolamento social, começou a receber o calor do apoio e da gratidão de moradores com a "mesa de caridade", local em que muitos necessitados podem pegar mantimentos básicos de higiene e alimentação doados pela comunidade.

Depois de receber a informação de sua vizinha, Patrick Lima saiu do Mandela, em Benfica, e foi até lá garantir mantimentos para sua família. As dificuldades com a Covid-19 chegaram rápido no bolso dele, que garante o sustento e o da filha vendendo balas em sinais de trânsito. A iniciativa trouxe um sopro de esperança. "Muitos na comunidade não têm oportunidade de comprar alimento porque estão sem trabalho. Eu vendo balas no sinal mas, como não tem muitos carros na rua, como vou fazer para sobreviver e garantir o sustento da minha filha? A medida é muito importante para nós", comentou. 

Apesar do orçamento apertado, Patrick não deixará de retribuir. "Eu quero compartilhar o pouco que ganhei com quem está passando por dificuldade, como eu", afirmou. A criação dessa corrente do bem que ajudou Patrick foi a principal motivação de Daniel Araújo, gerente do mercado. Com a mesa, ele quis mostrar que, se cada um doar um pouco, dá para fazer muito na vida de quem precisa.

O engajamento de pessoas na doação de itens de higiene e alimentação foi praticamente espontâneo, de acordo com o gerente. As doações vieram de quem acompanhou as correntes nas redes sociais, seja levando o que sobrou em casa, seja comprando na loja e deixando na mesa.

*Estagiária sob supervisão de Max Leone.

 

Força para Manguinhos
Publicidade
O mercado Bela Grécia não é o único local que pode sorrir para a esperança e a empatia com iniciativas de solidariedade. Na semana passada, também foi a vez do coletivo de mulheres da Fiocruz movimentar o projeto Solidariedade em Manguinhos, que transforma doações em cestas com kits de higiene básica e alimentação para quem precisa na comunidade. 
Desde o dia 21, Silvana e Jussara, pesquisadoras da Fiocruz, começaram a receber contribuições e, em dois dias, acumularam o suficiente para ajudar 150 famílias com kits de higiene e alimentação, entregues ontem. Agora, Silvana conta que já recebeu doações para a segunda remessa. As lideranças comunitárias ficaram responsáveis por escolher os beneficiários, mas elas pediram a preferência a mães solteiras e desempregadas ou com trabalhos informais. A partir desta semana, doações serão recebidas via vaquinha online.
Publicidade
Confira outras iniciativas de campanhas de doações
Publicidade
SOLIDARIEDADE EM MANGUINHOS

O projeto do coletivo de mulheres da Fiocruz recebe doações em dinheiro por uma vaquinha online, disponível em https://www.kickante.com.br/campanhas/solidariedade-em-manguinhos-1

#COVID19 NAS RUAS

A iniciativa do projeto Favela Terapia arrecada doações para comprar kits de higiene básica para pessoas em situação de rua. Desde 21 de março, o projeto recebe contribuições pela vaquinha online, disponível em http://vaka.me/950929. Até ontem, o projeto conseguiu arrecadar mais de R$ 1.100.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

O governo federal recebe doações de bens, serviços ou direitos destinados ao combate ao novo coronavírus. Instituições, empresas e cidadãos podem doar a partir de agendamento junto ao Departamento de Logística por meio do e-mail juntoscontracovid19@saude.gov.br.

GENERAL MOTORS

Desde de ontem, a empresa começou a consertar respiradores danificados e, por isso, sem uso em hospitais, clínicas e casas de saúde do país. Além da GM, empresas automobilísticas como Fiat, Ford, Honda e Jaguar, a siderúrgica ArcerlorMittal e a Vale também participam da ação. A estimativa é recuperar mais de três mil respiradores.

AMBEV

Em parceria com a Gerdau, o Hospital Albert Einstein e Prefeitura de São Paulo, a empresa construirá novo Centro de Tratamento para Covid-19 com cem leitos exclusivos para pacientes do SUS. O anexo ficará ao lado do Hospital Municipal M'Boi Mirim - Dr. Moysés Deutsch, na Zona Sul da cidade. Os leitos estarão prontos no dia 30 de abril. A Ambev faz parte da #ListaFortes, iniciativa de empresas e pessoas públicas na luta contra a Covid-19.

Você pode gostar
Comentários