
As mudanças foram realizadas após a concessionária identificar uma alteração no hábito dos passageiros, que estão chegando mais cedo às estações para embarcar nos trens durante esse período de restrições nos sistemas de transporte regulamentadas pelo Governo do Estado para evitar a propagação do novo Coronavírus. Os ajustes serão válidos para dias úteis.
Com as melhorias, todas as estações dos ramais Japeri e Saracuruna vão abrir entre 20 e 40 min mais cedo do que o praticado até ontem (30/03). Além disso, a SuperVia manterá o reforço nas equipes das estações Duque de Caxias e Nova Iguaçu para orientar os passageiros sobre a necessidade de respeitar a distância segura de 1,5 metro, em casos de formação de filas nas triagens de acesso, realizadas pela Polícia Militar.
O procedimento para embarque, com restrição de acesso aos profissionais de áreas essenciais, continua sendo feito em 15 estações: Japeri, Engenheiro Pedreira, Queimados, Austin, Comendador Soares, Nova Iguaçu, Mesquita, Edson Passos, Nilópolis (ramal Japeri); Belford Roxo e Pavuna/São João de Meriti (ramal Belford Roxo); Saracuruna, Gramacho, Duque de Caxias, Corte Oito (ramal Saracuruna). Outras nove estações estão fechadas para embarque e desembarque: Presidente Juscelino e Olinda (ramal Japeri), Lages e Paracambi (extensão Paracambi), Coelho da Rocha, Agostinho Porto e Vila Rosali (ramal Belford Roxo) e Jardim Primavera e Campos Elíseos (ramal Saracuruna).
Todos os ajustes foram implementados em respeito às determinações do Governo do Estado, em especial ao Decreto nº 46.983, que restringiu o acesso aos sistemas de transportes, e estão sendo avaliados de perto diariamente. Os clientes são informados por meio dos canais de comunicação da empresa, como o sistema de áudio dos trens e estações, o site, o aplicativo, os perfis da concessionária nas redes sociais e o SuperVia Fone (0800 726 9494).
A SuperVia mantém o compromisso de transportar profissionais das áreas essenciais, da Baixada Fluminense, além de permitir o transporte entre as regiões Norte, Oeste e Centro da capital, para aqueles que ainda precisam se deslocar. A empresa adota medidas para reduzir os riscos de contaminação no sistema ferroviário, como a contratação de equipes extras para realizar a higienização especial das composições, catracas e validadores. Também reorganizou a rotina de seus colaboradores para protegê-los.




