Por

De acordo com o Ministério da Saúde, o prédio I do Hospital de Bonsucesso está sendo esvaziado para receber futuros pacientes da Covid-19. A previsão é que 200 novos leitos sejam criados. Apesar disso, a falta de profissionais pode ser um problema, como explica o diretor do Corpo Clínico do HFB, Júlio Noronha. "Nós não temos profissionais. O que pode causar um caos. Mandei ofício para a Secretaria de Saúde do município, pedindo que só mandassem pacientes com coronavírus para o HFB depois que houvesse uma comissão idônea para avaliar as reais condições do hospital", diz.

Em nota, o ministério esclarece que leitos de UTI e de internação são diferentes: "O Brasil tem investido fortemente nos leitos de UTI. No caso da redução de leitos de internação, o Brasil segue tendência mundial de desospitalização".

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa, também, que não há registro de leitos fechados no Hospital Carlos Chagas, que, segundo nota, possui 188 leitos. Sobre o Hospital Eduardo Rabelo, a SES ressalta que a unidade tem 120 leitos: "Desses, 37 estão em funcionamento, sendo sete de Unidade Intensiva (UI) e 30 de enfermaria. A unidade passa por reformas estruturais e vai ativar mais 30 leitos no próximo mês".

Também em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio afirma que, neste momento, "cerca de 50 leitos de UTI passam por obras em 5 unidades para que sejam reabertos e possam receber pacientes graves". E continua: Já nos "leitos fechados no CNES, também estão inseridos os dedicados à saúde mental e que foram desabilitados após o processo de desospitalização de pacientes da saúde mental".

Você pode gostar
Comentários