SuperVia suspenderá circulação na extensão Guapimirim a partir de sábado

Medida é determinação do Governo do Estado e representa mais um impacto no serviço ferroviário, causado pelas medidas que visam prevenir a propagação do novo Coronavírus para outras regiões do estado

Por O Dia

Medida representa mais um impacto no serviço ferroviário, causado pelas medidas que visam prevenir a propagação do novo Coronavírus para outras regiões do estado
Medida representa mais um impacto no serviço ferroviário, causado pelas medidas que visam prevenir a propagação do novo Coronavírus para outras regiões do estado -
Rio - A SuperVia vai suspender, temporariamente, a operação da extensão Guapimirim, a partir do próximo sábado (4/04). A medida é uma determinação do Governo do Estado pelo decreto 47.012, publicado na quarta-feira e representa mais um impacto no serviço ferroviário, causado pelas medidas que visam prevenir a propagação do novo Coronavírus para outras regiões do estado.
Em razão dessa mudança, a SuperVia solicitará à Secretaria de Estado de Transportes e à Fetranspor apoio para que linhas de ônibus locais tenham suas rotas ajustadas para atendimento aos passageiros.
A partir desta quinta-feira, em dias úteis, a SuperVia disponibiliza mais três trens extras partindo de Nova Iguaçu (ramal Japeri) em direção à Central do Brasil. Essas viagens estão sendo realizadas no início da operação, de 4h30 às 6h30, faixa de horário em que a demanda nessa estação é maior, de acordo com o cenário atual de movimentação de passageiros.

Desde o início da semana, esse é o terceiro ajuste temporário adotado pela SuperVia para aumentar o conforto dos clientes, após a concessionária identificar uma alteração no hábito dos passageiros: eles estão chegando mais cedo às estações para embarcar nos trens durante esse período de restrições nos sistemas de transporte, definido pelo Governo do Estado para evitar a propagação do novo Coronavírus.
A SuperVia já havia antecipado o início do horário de pico do ramal Japeri para às 4h, com inclusão de mais trens permitindo redução de intervalo médio de 15 para 12 minutos. Além disso, a concessionária está abrindo a estação Nova Iguaçu mais cedo e também antecipando em 30 minutos a partida do primeiro trem de Nova Iguaçu em relação ao horário normal.
Os demais ajustes operacionais na grade horária dos trens, divulgados anteriormente, continuam vigentes. São mudanças temporárias para adequar a operação à nova dinâmica de distribuição de clientes e para contribuir com o plano de contingência estadual contra a Covid-19. Desde 16/03, a concessionária tem registrado redução média de 70% na demanda de passageiros, que estão atendendo as orientações de ficar em casa e se proteger.
As alterações estão sendo implementadas em respeito às determinações do Governo, em especial ao Decreto nº 46.983, que definiu restrições nos sistemas de transportes, e são avaliadas de perto pela SuperVia no dia a dia.
Os clientes estão sendo informados por meio dos canais de comunicação da empresa, como o sistema de áudio dos trens e estações, o site, o aplicativo, os perfis da concessionária nas redes sociais e o SuperVia Fone (0800 726 9494).

Neste período desafiador para a população fluminense e de todo o Brasil, a SuperVia mantém o compromisso de transportar profissionais das áreas essenciais, da Baixada Fluminense, além de permitir o transporte entre as regiões Norte, Oeste e Centro da capital, para aqueles que ainda precisam se deslocar. A empresa adota medidas para reduzir os riscos de contaminação no sistema ferroviário, como a contratação de equipes extras para realizar a higienização das composições, catracas e validadores. Também reorganizou a rotina de seus colaboradores para protegê-los.
Como ficará a circulação nas extensões do ramal Saracuruna:

Dias úteis

Extensão Vila Inhomirim: trens circularão de acordo com a grade de sábado.
Extensão Guapimirim: circulação suspensa.

Sábados

Extensão Vila Inhomirim: circulação de acordo com a grade de sábados.
Extensão Guapimirim: circulação suspensa.

Domingos e feriados

Extensão Vila Inhomirim: circulação de acordo com a grade de domingos e feriados.
Extensão Guapimirim: circulação suspensa.

Comentários