Por

O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, anunciou ontem que os testes rápidos do novo coronavírus devem começar a ser feitos na população na próxima semana. Segundo ele, são 700 mil kits, de uma compra total de 1,2 milhão de exames que mostram o resultado em apenas 30 minutos. A testagem vai utilizar o modelo 'drive thru' em postos do Detran, o mesmo esquema usado na campanha de vacinação contra a gripe.

"Estamos organizando o melhor protocolo para a testagem em massa. A aplicação principal é entender o tamanho da epidemia no nosso território. Já foi alinhado com o presidente do Detran e esses postos serão utilizados. Uma empresa operadora de telefonia também colocou à disposição smartphones e linhas que serão necessários para essa testagem e monitoramento da população", afirmou Santos.

Além disso, a Faetec vai disponibilizar técnicos de enfermagem para que auxiliem no processo. "Um grupo de pesquisadores está desenhando a melhor forma de fazer. Porque esses testes são fáceis de aplicar, mas não são fáceis de interpretar para termos a informação necessária. É esse protocolo que está sendo feito para anunciarmos como vai ser na semana que vem", explicou o secretário.

A previsão é que outros 500 kits de testes rápidos encomendados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) cheguem ainda este mês. Outros 200 mil testes rápidos foram doados pela Petrobras e chegarão na próxima quinzena, totalizando 1,4 milhão de unidades. "É um número mais do que suficiente para entender a incidência da doença por regiões, só precisa ser usado da forma adequada", disse Santos.

AMPLIAÇÃO NOS LABORATÓRIOS

A SES informou ainda que a capacidade de testagem biomolecular realizada no Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) irá duplicar nas próximas semanas. Nesse caso, a prioridade do diagnóstico é testar profissionais das áreas de Saúde e Segurança, pacientes graves e óbitos em investigação. A ampliação foi possível por conta da compra de novos equipamentos e parcerias firmadas com o Instituto de Biologia do Exército, Fiocruz e Uerj.

Também ontem, a secretaria lançou um assistente virtual para tirar dúvidas da população sobre o novo coronavírus. A plataforma pode ser acessada pelo site chat.saude.rj.gov.br.

Você pode gostar
Comentários