Manoel Coelho faleceu em casa - Reprodução
Manoel Coelho faleceu em casaReprodução
Por O Dia
Rio - Um gari de 62 anos, que trabalhava na gerência de Copacabana, Zona Sul do Rio, faleceu durante tratamento domiciliar na madrugada de quinta-feira. Ainda não há a confirmação de que a morte de Manoel Helton Gonçalves Coelho, de 62 anos, foi causada pela covid-19. A Comlurb lamentou em nota o falecimento. "Ele já estava afastado do trabalho desde 26 de março por pertencer ao grupo de risco preconizado pelo Ministério da Saúde", diz a empresa.
No relatório médico do gari consta atendimento no último dia 31, com sintoma de síndrome gripal, sendo medicado e liberado para tratamento em casa, em Senador Camará, Zona Oeste do Rio, onde acabou morrendo.

Ao tomar conhecimento do falecimento, o Serviço Social da Comlurb acionou a vigilância epidemiológica do Município, que enviou uma equipe à residência para poder declarar o óbito e colher material para análise. O resultado do exame ainda não saiu. O Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Rio de Janeiro custeou o funeral e o corpo foi cremado. A Comlurb irá reembolsar o valor pago, de acordo com o estabelecido no Acordo Coletivo atualmente em vigor.
Publicidade
Comlurb anuncia medidas para proteger garis
Segundo a Comlurb, desde que foi declarada a pandemia, a empresa vem tomando várias medidas para proteger os garis. Muitas destas já fazem parte da rotina desses profissionais, como, por exemplo, o uso do EPI completo, principalmente as luvas, e estão sendo reforçadas constantemente. Os que trabalham em hospitais, ainda utilizam máscaras, avental e óculos de proteção.

Todas as gerências estão com o estoque regularizado de água, sabão, produtos de limpeza e de higiene, além recipiente com álcool gel para a categoria, diz em nota a empresa.

Idosos a partir de 60 anos, independentemente da condição de saúde, foram dispensados. Profissionais de todas as idades, mas que fazem parte do grupo de risco, preconizado pelo Ministério da Saúde, como hipertensos, diabéticos, entre outros, também foram dispensados. Bem como qualquer um que demonstre sintomas de gripe, devidamente caracterizados.

A limpeza das gerências, caminhões, vans, equipamentos e tudo mais usado pelos garis está sendo redobrada de forma ostensiva e com os produtos adequados.

Além disso, a Companhia montou escalonamento de horário de chegada e saída nas gerência para evitar aglomeração; reduziu para seis horas corridas a jornada de trabalho de todos os garis, além de instalar regime de escala em dias alternados, dependendo da área em que o empregado atue e a demanda do local onde trabalha.