Desenhistas retratam cotidiano em isolamento social

Grupo costumava desenhar pontos do Rio, mas passaram a representar a rotina na quarentena

Por O Dia

Grupo passou a retratar a rotina diante da pandemia de COVID-19
Grupo passou a retratar a rotina diante da pandemia de COVID-19 -
A mudança de rotina por conta da pandemia de COVID-19 não desanimou um grupo de arquitetos acostumados a desenhar o cotidiano carioca. Os encontros dos participantes do Urban Sketchers, que fazem parte do calendário do Rio Capital Mundial da Arquitetura, agora acontecem pelas redes sociais e retratam a vida em isolamento social.
Urban Sketchers costumava retratar locais interessantes do Rio - Divulgação/Rio Capital Mundial da Arquitetura


De recantos do ambiente doméstico a formas de cotidiano, os arquitetos fazem desenhos de acordo com os temas publicados diariamente no grupo das redes sociais. A ideia da arquiteta Cecília Castelo Branco ocorreu depois que os integrantes não puderem se encontrar, no último 15, devido à quarentena, mas não queriam deixar a criatividade de lado.
Temas variam entre cômodos, plantas e autorretratos - Divulgação/Rio Capital Mundial da Arquitetura


“Sugeri fazermos um desafio de desenho coletivo. Pensei inicialmente numa lista com tema livre, com desenhos de flor, barco, mas um outro amigo sugeriu centrarmos o foco em casa. Achei fantástico, porque exprime nosso sentimento enclausurado. Então, a lista surgiu como uma inspiração coletiva, do nosso desejo de estar juntos no mesmo desafio, apesar de estarmos longe”, afirmou a arquiteta.

Entre os dias 16 e 31 de março, os artistas retrataram janelas, mesas de trabalho, cômodos de casa, plantas e até autorretratos. Os resultados podem ser vistos em facebook.com/groups/uskrio/@uskrio. “É um desafio dentro de outro desafio. Estamos fazendo isso! A arte nos salva todos os dias. Agora, mais do que nunca!”, concluiu Cecília.
Arquitetos publicam suas obras todos os dias em um grupo nas redes sociais - Divulgação/Rio Capital Mundial da Arquitetura

Galeria de Fotos

Grupo passou a retratar a rotina diante da pandemia de COVID-19 Divulgação/Rio Capital Mundial da Arquitetura
Arquitetos publicam suas obras todos os dias em um grupo nas redes sociais Divulgação/Rio Capital Mundial da Arquitetura
Temas variam entre cômodos, plantas e autorretratos Divulgação/Rio Capital Mundial da Arquitetura
Urban Sketchers costumava retratar locais interessantes do Rio Divulgação/Rio Capital Mundial da Arquitetura

Comentários