PM testa gradear praias

Acesso à faixa de areia no Leme chegou a ser fechado pela manhã

Por

Grades foram levadas por caminhões da PM para fechar praias
Grades foram levadas por caminhões da PM para fechar praias -

Após cariocas e turistas terem comparecido às praias da Zona Sul no sábado de sol, em descumprimento à ordem de isolamento social, o comando do 19º BPM (Copacabana) determinou que grades fossem colocadas no calçadão da Praia do Leme, na Zona Sul. As grades começaram a ser instaladas pelos agentes às 7h da manhã. Ao meio dia, no entanto, uma nova ordem do próprio comandante da unidade, tenente-coronel Marcos Alexandre Balbino, determinou a retirada do gradil.

De acordo com a Polícia Militar, a iniciativa foi adotada em caráter experimental e ainda será reavaliada pela corporação. Também segundo a corporação, a estratégia, que tinha por objetivo a conscientização de cariocas e turistas, é respaldada pelo decreto estadual 47.006, em vigor desde o último dia 27 de março, do governador Wilson Witzel (PSC), que prevê a suspensão das atividades em áreas de lazer. Frequentar as areias das praias está proibido desde o dia 19 de março.

Orla movimentada

No final de semana era grande o movimento de pessoas na ciclovia e no calçadão, do Leme ao Leblon. Entre os que passeavam e descumpriam o isolamento decretado pela pandemia da Covid-19, estavam idosos, considerados grupo de risco. Segundo especialistas em saúde, esportes ao ar livre não são proibidos, mas é preciso ter cautela e escolher horários menos concorridos para evitar aglomerações.

 

Comentários