Prefeitura de Maricá abre polo exclusivo para atendimento de coronavírus - Divulgação
Prefeitura de Maricá abre polo exclusivo para atendimento de coronavírusDivulgação
Por Anderson Justino

A prefeitura de Maricá abriu ontem à população o primeiro polo de atendimento exclusivo para enfrentar a Covid-19. O espaço será usado para receber pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e, assim, desafogar as unidades de saúde da cidade. A ideia é que os hospitais e postos de saúde sejam usados apenas para atender e internar pacientes que apresentem quadro grave da doença.

A tenda, aberta ao público de 8h às 20h, foi montada na área externa do Esporte Clube Maricá, no Centro da cidade. Os enfermos que procurarem atendimento no local vão passar por avaliação clínica já na entrada. Nas próximas semanas, outros dois polos devem ser inaugurados: um em Ponta Negra e o outro, em Itaipuaçu.

Ontem, a procura por atendimento médico foi grande no local, mas a prefeitura não divulgou os números.

"Esses polos de atendimento são importantes para separar o fluxo de pacientes. Às vezes, a pessoa está com febre por conta de outra doença e acha que está com Covid-19. Aqui, ela vai passar por consulta, medição de temperatura e já vai sair medicada. Com o tempo, as pessoas entenderão que a gente precisa das unidades de saúde para atender pacientes em situação mais grave", explica a secretária municipal de saúde, Simone da Costa e Silva.

Maricá tem sete casos confirmados de coronavírus. Dois deles já foram curados e estão em casa. E há uma morte confirmada em decorrência da doença: uma mulher de 67 anos, que era diabética e morava no bairro Itaipuaçu.

De acordo com a secretaria de Saúde, a mulher foi internada no dia 23 de março, em um hospital de São Gonçalo. Ela testou positivo para o coronavírus quatro dias após a internação e, no dia 1º de abril, veio a óbito.

Medidas contra o coronavírus
Publicidade
Diante da pandemia da Covid-19, a prefeitura de Maricá vem adotando uma série de medidas para impedir a propagação do vírus. Na semana passada profissionais de limpeza iniciaram um trabalho de higienização dos principais pontos da cidade, como rodoviárias e áreas de grande circulação de pessoas.

No último dia 1º, doze moradores de rua foram abrigados no espaço montado para atender a população em situação de rua no município.

A cidade também cumpre o isolamento social, que termina no próximo dia 14. Apenas setores essenciais seguem em funcionamento.

Maricá e Niterói vão investir R$ 90 milhões, R$ 45 milhões cada uma, na vizinha São Gonçalo, para serem usados na construção e operacionalização de um hospital de campanha para atender à emergência de saúde do novo coronavírus.
Você pode gostar
Comentários