Por O Dia

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em parceria com a Naturgy, concessionária de gás, e a Secretaria Estadual de Saúde, fará doações em dinheiro que serão revertidas para compra e distribuição de máscaras, luvas e aventais para seis unidades da rede pública de saúde: Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione, Hospital Souza Aguiar, Hospital Carlos Chagas, Hospital Getúlio Vargas e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A ação conjunta vai apoiar também um público muito importante neste momento: os idosos. "O Ministério Público Estadual nos apontou que cerca de 400 abrigos de idosos estão enfrentando dificuldades. Dessa forma, a iniciativa também estará voltada para a compra de produtos de limpeza e higiene pessoal, fundamentais para impedir o avanço do novo coronavírus", afirma Jorge Peron, gerente de sustentabilidade da Firjan.

A diretora de comunicação da Naturgy, Fernanda Amaral, explica que os colaboradores participaram voluntariamente, doando uma parte dos salários. A empresa contribuiu com a mesma quantia, dobrando o valor arrecadado. "Decidimos participar da para auxiliar mais ativamente os profissionais de saúde e, dessa forma, apoiar a população que precisa de atendimento", reforça a gestora.

Um dos colaboradores da Naturgy que decidiu aderir é Jacques Colares. "Achei muito válida a oportunidade que a empresa nos deu de apoiar esta iniciativa. Podemos mostrar que, unidos, somos mais fortes e podemos superar qualquer desafio", alegra-se.

De acordo com Jorge Peron, gerente de sustentabilidade da Firjan, a entidade tem atuado como um elo de ligação entre a iniciativa privada e o poder público no estado do Rio, desde o início das restrições impostas pela pandemia. "Este aporte financeiro faz parte do nosso programa 'Resiliência Produtiva', onde estamos concentrando todas as ações para o enfrentamento à Covid-19".

Atuação em várias partes do mundo

Com operações em diversos países que, assim como o Brasil, também estão enfrentando a pandemia, a ação voluntária da Naturgy no Rio de Janeiro faz parte de um programa internacional. "Estamos atuando para financiar regionalmente o apoio aos atendimentos de saúde em todos os países onde atuamos. No Brasil, continuamos analisando outras ações que possam colaborar para enfrentar esta situação sem precedentes. Acreditamos que esta é a hora de agir", afirma Fernanda Amaral, diretora de comunicação da empresa.
Publicidade
No Brasil, a gestora afirma que a ação foi motivada pela escassez dos EPIs no mercado e a dificuldade de fazer a compra fora do país, segundo informações do Ministério da Saúde. “É neste momento que iniciativas solidárias que reúnem diversos setores da sociedade tem contribuído para a produção ou distribuição desses equipamentos”, reforça.
Você pode gostar
Comentários