Em parceria com uma operadora de telefonia, a Secretaria de Ordem Pública (SEOP) anunciou que vai usar o sinal de celulares para identificar possíveis aglomerações na cidade. A tecnologia vai facilitar o trabalho dos agentes da Guarda Municipal e secretarias que já vinham atendendo às denúncias feitas pelo Disk Aglomeração.
Segundo a secretaria, a ferramenta identifica as aglomerações com base no sinal gerado pelas antenas dos aparelhos celulares dos usuários. Os dados geram uma imagem que é enviada diretamente de tempos em tempos para uma base de monitoramento no Gabinete de Crise, montado no Riocentro.
Gutemberg Fonseca, gestor do Gabinete de Crise da Prefeitura contra a pandemia e secretário municipal de Ordem Pública, explica que, embora a parceria seja apenas a Tim, a imagem gerada deve mostrar um número quase exato de pessoas, porque considera a participação de mercado dessa operadora na geração do dado. "A plataforma vai nos ajudar a atuar mais efetivamente para evitar aglomerações. Neste momento, é nosso principal desafio".




